Jogos e álgebra voltados para formação de professores de matemática da EJA: o que revelam as pesquisas?

Authors

  • DOSÍLIA ESPÍRITO SANTO BARRETO PUC-SP
  • BARBARA LUTAIF BIANCHINI PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i1p31-38

Abstract

Resumo

Esse trabalho é de caráter bibliográfico e traz a revisão de literatura realizada para a construção da tese de doutorado, da primeira autora e orientada pela segunda,  cujo tema é: Os jogos e a linguagem algébrica para a formação de professores de Matemática da EJA do Ensino Fundamental II. A revisão de literatura foi embasada no site de Catálogo de teses e dissertações da CAPES e no site da Biblioteca da PUC-SP de 2015 à 2018. Foram selecionadas cinco dissertações de mestrado e duas teses de doutorado nas universidades brasileiras nos campos da Educação, Matemática e da Educação Matemática, pois tinham maior ligação com o nosso objeto de investigação que foram divididas em três categorias: formação de professores da EJA, os jogos no ensino da Matemática e gamificação e a Matemática. Os trabalhos foram lidos em seus resumos e a partir dos dados foi possível concluir que há falta de formação para professores de Matemática da modalidade EJA e que os jogos são recursos que possibilitam a interação, a motivação e promovem aprendizagem Matemática.

Palavras-chave: Jogos; Álgebra; EJA; Professores; Matemática.

Abstract

This work is bibliographical and brings the literature review performed for the construction of the doctoral thesis, from the first author and guided by the second one, its theme is: Games and algebraic language for the formation of mathematics teachers of the Education for Youth and Adults students (EJA, in Brazil) of Elementary School II (from 6th to 9th grade, in Brazil). The literature review was based on the CAPES (Coordination for Improvement of Graduated Students, in Brazil) Thesis and Dissertations Catalogue website and on the PUC-SP (Pontifical Catholic University, in São Paulo) Library website from 2015 to 2018. Five master's dissertations and two doctoral thesis were selected in Brazilian universities in the fields of Education, Mathematics and Mathematics Education, as they have a greater connection with our research object they were divided into three categories: teacher training of the EJA, the games in the teaching of Mathematics and Gamification and Mathematics. The papers were read in their abstracts and from the data it was possible to conclude that there is a lack of training for mathematics teachers of the EJA modality and games are resources that enable interaction, motivation and promote mathematical learning.

Keywords: Games; Algebra; EJA; Teachers; Mathematics

Published

2020-06-15

Issue

Section

Artigos