O ensino híbrido como instrumento de recuperação paralela no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i1p63-76Abstract
Resumo
O objetivo deste artigo, parte de uma tese em andamento, é apresentar possibilidades de ambientes de aprendizagem, com o uso de tecnologia e materiais personalizados aos alunos, quando detectadas defasagens no seu processo de aprendizagem nos conteúdos de matemática. A maioria dos alunos matriculados nos cursos Técnicos Profissionalizantes de Nível Médio, não conseguem frequentar as aulas de recuperação paralela ofertadas pelo IFSP de forma presencial e no contraturno, pela disponibilidade de horário, conforme preconiza a legislação em vigor. Sendo assim, a pesquisa em desenvolvimento consiste em adaptar a plataforma Moodle, já utilizada pelos alunos do IFSP, e desenvolver um programa de recuperação paralela para os alunos ingressantes dos cursos Técnicos Profissionalizantes de Nível Médio do IFSP, por meio do método de Ensino Híbrido na sua modalidade Flex, permitindo que os alunos, cumpram as atividades, personalizadas pelo professor, em seu próprio ritmo. A questão consiste em verificar se a proposta poderá ser adotada pela instituição após o conhecimento dos resultados obtidos.
Palavras-chave: Ensino Híbrido; Recuperação Paralela; Ensino de Matemática.
Abstract
The purpose of this article (which is part of an ongoing thesis) is to present possibilities for learning environments using technology and personalized materials to students when gaps in their learning process are detected in the mathematical content. Most students enrolled in the Vocational-Technical High School courses are unable to attend the parallel recovery classes offered by the IFSP in person and the evening, due to the availability of hours, as recommended by the legislation in force. Therefore, the research in development consists of adapting the Moodle platform, already used by IFSP students, and developing a parallel recovery program for students entering the IFSP Technical High School courses, using the Blended Learning method at its Flex mode allowing students to carry out activities personalized by the teacher at their own pace. The question is to verify if the proposal can be adopted by the institution after knowledge of the results obtained.
Keywords: Blended Learning; Parallel Recovery; Mathematics Teaching.