A abordagem dos recursos no processo de ensino do conceito de derivada

Authors

  • DANILO DOS SANTOS CHRISTO PUC-SP
  • SONIA BARBOSA CAMARGO IGLIORI PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i1p114-127

Abstract

Resumo

Neste artigo apresentamos ideias preliminares de nossa tese de doutorado e elementos de um novo campo de pesquisa em educação matemática: The ‘Resources’ Approach to Mathematics Education (RAME) – A Abordagem dos “Recursos” para a Educação Matemática (TROUCHE, GUEUDET E PEPIN, 2019). A Abordagem Documental do Didático (GUEUDET e TROUCHE, 2010) desempenha um papel particular neste novo campo. Na revisão da literatura verificamos que o conceito de derivada, inserido em um campo conceitual (VERGNAUD, 1990), apresenta dificuldade de aprendizagem para os estudantes, sendo que esses se saem melhores no uso da técnica do que no entendimento e atribuição de significado a esse conceito matemático. A proposta da pesquisa é de efetivar um estudo de caso com estudantes de Licenciatura em Matemática de uma universidade brasileira, desenvolvendo uma ação coletiva entre pesquisador e professor na concepção de recursos para o processo de ensino e aprendizagem do conceito de derivada no Ensino Superior.

Palavras-chave: Abordagem dos Recursos; Abordagem Documental do Didático; Conceito de Derivada; Campo Conceitual; Estudo de Caso.

Abstract

In this article we present preliminary ideas for our doctoral thesis and elements of a new field of research in mathematics education: The ‘Resources’ Approach to Mathematics Education - RAME - (TROUCHE, GUEUDET & PEPIN, 2019). The Documentational Approach to Didacts (GUEUDET & TROUCHE, 2010) has a particular role in this new field. In the literature review, we found that the concept of derivative, inserted in a conceptual field (VERGNAUD, 1990), presents learning difficulties for students, because they do better in the use of the technique than in the understanding and attribution of meaning to this mathematical concept. The research proposal is to carry out a case study with Mathematics undergraduate students from a brazilian university, developing a collective action between researcher and professor in the conception of resources for the process of teaching and learning the concept of derivative in Higher Education.

Keywords: Resource Approach; Documentational Approach to Didacts; Concept of Derivative; Conceptual Field; Case Study

 

Published

2020-06-15

Issue

Section

Artigos