O regime de juros compostos segundo a dialética ferramenta-objeto
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p58-69Abstract
Resumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que trata sobre o tema educação financeira e suas potencialidades para o letramento financeiro do professor de matemática na licenciatura. Pretendemos descrever brevemente as fases de organização para a construção de conceitos matemáticos segundo a dialética ferramenta-objeto introduzida por Régine Douady. Nosso objetivo é apresentar um exemplo dessa organização no campo da matemática financeira, e mais precisamente, relativo ao regime de juros compostos. Esse tipo de organização enfatiza a importância de se alternar, no ensino, os aspectos ferramenta e objeto de uma dada noção matemática. No exemplo proposto foi desenvolvida uma sequência para articular a noção de juros compostos e sua mobilização numa nova situação.
Palavras-chave: Didática da Matemática; Dialética ferramenta-objeto; Juros compostos.
Abstract
This work is part of an ongoing doctoral research that deals with the theme of financial education and its potential for the financial literacy of the mathematics teacher in the degree. We intend to briefly describe the phases of organization for the construction of mathematical concepts according to the tool-object dialectic introduced by Régine Douady. Our goal is to present an example of this organization in the field of financial mathematics, and more precisely, regarding the compound interest regime. This type of organization emphasizes the importance of alternating, in teaching, the tool and object aspects of a given mathematical notion. In the proposed example, a sequence was developed to articulate the notion of compound interest and its mobilization in a new situation.
Keywords: Didactics of Mathematics; Dialectic tool-object; Compound interest.