Um panorama das dissertações e teses sobre o tema álgebra linear no Ensino Superior no Brasil nos anos de 2011 a 2018
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p94-106Abstract
Resumo
Este artigo, de natureza teórica, apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre as teses e dissertações no Brasil sobre o tema Álgebra Linear no Ensino Superior publicados entre os anos de 2011 a 2018, com o objetivo de identificar as principais tendências e/ou abordagens das pesquisas realizadas e as lacunas não investigadas. Os 20 trabalhos analisados foram divididos em 6 categorias, sendo estas: Utilização de Recursos Tecnológicos no Ensino e na Aprendizagem; Formação de Professores; Ensino a Distância - EAD; Análise de Livros Didáticos; Currículo e Sequências Didáticas. Neste artigo focamos na categoria A, com dez trabalhos, nos quais buscamos identificar os principais referencias teóricos utilizados, os cursos nos quais foram aplicados e quais os conteúdos abordados. Com essa abordagem identificamos que estes estudos foram conduzidos principalmente nos cursos de Matemática abordando o conteúdo de Transformações Lineares, sendo que o principal referencial teórico utilizado foi a Teoria dos Registros de Representação Semiótica.
Palavras-chave: Álgebra Linear; Ensino e Aprendizagem de Álgebra Linear; Ensino Superior; Tecnologia.
Abstract
This theoretical nature article, presents a bibliographic research on the theses and dissertations in Brazil about the theme Linear Algebra in Higher Education published between the years 2011 to 2018, in order to identify the main trends and/or approaches of the researches carried out and the gaps not investigated. The 20 works analyzed were divided into 6 categories, namely: Use of Technological Resources in Teaching and Learning; Teacher Training; Online Distance Learning (ODL); Analysis of Textbooks; Curriculum and Didactic Sequences. In this article we focus on category A, with ten works, in which we seek to identify the main theoretical references used, the courses in which they were applied and which contents were covered. With this approach we identified that these studies were conducted mainly in Mathematics courses addressing the content of Linear Transformations, and the main theoretical framework used was the Registers of Semiotic Representations Theory.
Keywords: Linear Algebra; Teaching and Learning Linear Algebra; Higher Education; Technology.