Al-Biruni e as relações entre os lados e ângulos de triângulos aplicadas à esfera e ao plano: Uma proposta de atividade didática direcionada a formação de professores de matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.%202021v10i1p41-60

Abstract

Centrado no estudo da História da Matemática (HM), mais precisamente na História da Matemática Islâmica do período Medieval, este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado em andamento que tem como objeto de estudo uma carta escrita por al-Biruni no século XI encontrada no livro Beyruni’ye Armagan, mais precisamente no capítulo escrito pelo Dr. Aydin Sayili (1913-1993). Apresentaremos as três fases de desenvolvimento da pesquisa, a saber: construção da matriz teórica do trabalho; elaboração do produto educacional; planejamento da aplicação do produto educacional e coleta, organização e análise dos dados. Como resultados, trazemos uma proposta de estruturação do trabalho dissertativo, apresentaremos o objeto de estudo da dissertação e apontaremos alguns resultados parciais já alcançados.

Author Biographies

FRANCISCO NETO LIMA DE SOUZA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Técnico integrado ao ensino médio em Agroecologia (2012 - 2016) pelo IFRN - Campus Ipanguaçu. Licenciado em Matemática (2016 - 2019) pela UFRN - Campus Natal. Fui bolsista de apoio técnico (2019) do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM). Bolsista dos projetos de extensão: A Matemática Faz a Diferença 2016 (2016-2018); O LEM na Escola estadual Governador Walfredo Gurgel: um ambiente para o desenvolvimento da atividade Matemática. Bolsista dos projetos de ensino: PIBID (2016); Miscelânea Matemática presencial e EAD (2019); Programa Tutoria da Matemática (2019); Programa Novo mais Educação (2019). De todas as experiências, atuei mais fortemente na pesquisa através da bolsa de iniciação científica da PROPESQ - UFRN (2019) e do Programa de Educação Tutorial - PET subgrupo Matemática (2017 - 2018), onde desenvolvi pesquisas em educação Matemática, mais precisamente na área de História da Matemática.

GISELLE COSTA DE SOUSA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática - licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 e 2003) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005 e 2008), na linha de pesquisa em Educação Matemática. Além disso, concluiu o curso de técnico em Estradas pela ETFRN, hoje IFRN (1997). Atualmente é professora associada do Departamento de Matemática e vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação via Investigação Matemática, Geogebra, Cálculo, Educação Matemática, Lógica e George Boole. Atuou como professora convidada no Instituto de Formação Superior Presidente Kennedy - IFESP (2007). Foi professora da rede básica de ensino do município de Natal, do município de São Gonçalo do Amarante (RN) e da rede privada de ensino de Natal. Foi coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN/Natal de 2008 a 2018. É docente orientadora da Residência Pedagógica de Matemática Natal/UFRN edital 01/2020 - CAPES, tendo exercido a mesma função ainda no edital anterior compreendendo o período de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Graduação em Matemática, Bacharelado, pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Matemática, na área de Álgebra, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Assessora Acadêmica do Centro de Ciências Exatas e da Terra e Vice-Coordenadora do Curso de Matemática a Distância desta instituição. Atua na graduação presencial e na graduação a distância como professora e produtora de material didático (EaD-UAB). Integra o corpo docente do PROFMAT, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Tem experiência em diversas áreas de Matemática, trabalhando principalmente com os seguintes temas: História da Matemática e Formação de Professores de Matemática.

Published

2021-10-05

Issue

Section

Artigos