Uma breve descrição do tratado Līlāvatī Of Bhāskarācāryado Século XII

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.%202021v10i1p119-135

Abstract

Estudos envolvendo tratados matemáticos do período clássico da civilização hindu, entre o século V e o XII, ainda são escassos, devido, principalmente, à pouca compreensão linguística. Dentre os poucos tratados que possuem uma tradução do hindu para o inglês, encontramos o Līlāvatī, escrito no século XII, de autoria do Bhāskarācārya, que faz parte do seu Siddhāntaśiromani. Dessa forma, este artigo tem o intuito de apresentar uma primeira descrição do tratado Līlāvatī, tendo como fonte principal a tradução Līlāvatī of Bhāskarācārya: A Treatise of Mathematics of Vedic Tradition, edição de Patwardhan, Naimpally e Singh (2006). O trabalho foi feito por meio de uma pesquisa qualitativa, documental. Portanto, considerando que Lilavati tem 34 capítulos e apresenta uma gama de conteúdos matemáticos de aritmética, geometria e álgebra, com um estudo aprofundado, pode vir a contribuir para inserção da história no ensino de Matemática.

Author Biographies

DIANARA FIGUEIRÊDO FREIRE, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Aluna do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Campus Quixadá - CE. Membro do: Grupo de Estudo em Educação Matemática da FECLESC (GEEM), do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) -UECE e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docente (FORPRO) - (UECE). Atualmente tem interesse nas seguintes áreas de pesquisas: Educação Matemática, História da Matemática e Formação de Professores, História da Matemática no Brasil, História da Matemática e Ensino.

ANA CAROLINA COSTA PEREIRA, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Published

2021-10-05

Issue

Section

Artigos