Propriedades da geometria plana verificadas no GeoGebra Discovery

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p30-41

Keywords:

GeoGebra Discovery, Geometria, Demonstração e Prova

Abstract

This paper presents partial results of a PhD research in Mathematics Education, inserted in the context of demonstrations and tests in dynamic environments. With the feasibility of a version of GeoGebra software it is feasible to check properties of plane geometry. Activities were developed in Teams, enabling the sharing of software, the researcher's computer, with the participants, 8th grade students. Based on the Design Experiments methodology, the analyses were carried out in the light of the development of Van Hiele's geometric thinking (1984). This text presents the development of one of the activities performed by one of the participants and the results, evidenced contributions to learning and allowed students to explore, create their own conjectures in GeoGebra and receive a return on them.

Author Biographies

ALEXANDRE MATIAS RUSSO, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Especialista em Metodologia do Ensino e aprendizagem da Matemática pela Faculdade de Educação São Luís (2006). Licenciatura em Matemática pela Universidade Camilo Castelo Branco (2001). Atualmente é Professor na Faculdade Campos Elíseos, lecionando nos cursos de Administração, Contabilidade e segunda Licenciatura em Matemática. Professor no curso de Pós-Gradução da Faculdade Campos Elíseos na área de aprimoramento e formação continuada do docente. Professor na Educação básica, atuando no Ensino Fundamental II no colégio Maria Imaculada. Professor de Educação básica na Secretaria Municipal de São Paulo. Experiência no planejamento e desenvolvimento dos projetos de singularidade do educando, bem como na assessoria pedagógica e curricular. Desenvolvimento, análise e implantação curricular, trabalhando habilidades e competências da Educação Infantil ao Ensino Médio. Desenvolvimento e implantação da grade curricular no curso de Licenciatura em Matemática. Experiência na elaboração e acompanhamento de conteúdos e atividades para crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Realização de pesquisas de campo para desenvolvimento de métodos de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e educação financeira, como também o desenvolvimento de um método de avaliação direcionada para portadores de TDAH. Desenvolvimento de pesquisa para o ensino de objetos matemáticos com a utilização de software de Geometria. Integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologias Digitais na Educação Matemática-TecDEM.

CELINA APARECIDA ALMEIDA PEREIRA ABAR, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Lógica Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação (PUC-SP-2000); em Design Instrucional para Educação On-Line (UFJF-2007) e em Entornos Virtuales de Aprendizaje (OEI-2010). Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo atuando na Graduação, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e em Curso de Extensão na COGEAE. Coordenadora da Implantação do Curso de Licenciatura em Matemática na Modalidade a Distância da PUC-SP no 1oSem/2009. Coordenadora do Instituto GeoGebra de São Paulo. Atualmente, está como Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da PUC-SP (2020-2022).Tem experiência na área de Educação a Distância, Tecnologia Aplicada à Educação, Webquest e Objetos de Aprendizagem. É Editora das Revistas do Instituto GeoGebra de São Paulo e foi editora da Revista UNIÓN - Revista IberoAmericana de Educación Matemática - FISEM (2015-2020).

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Published

2022-06-02

Issue

Section

Artigos