Uma proposta de ensino de equação diferencial no curso de Engenharia Civil à luz da teoria matemática no contexto das ciências

Authors

  • ALESSANDRO ROSA SILVA
  • GABRIEL LOUREIRO DE LIMA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2019v8i2p58-67

Abstract

Resumo

Apresentamos por meio deste artigo o trabalho de doutorado que estamos desenvolvendo com o objetivo de discutir o ensino e a aprendizagem de Equações Diferenciais Ordinárias lineares de 1ª e 2ª ordens em um curso de Engenharia Civil, sob à luz da Matemática no Contexto das Ciências. A pesquisa encontra-se atualmente na fase da análise de livros textos utilizados como referências principais nas disciplinas não matemáticas do curso citado, guiada pela etapa central da metodologia Dipcing, inserida em uma das fases da MCC, a curricular. Identificaremos, a partir desta análise, situações-problemas do contexto da Engenharia Civil que mobilizam EDO lineares de 1ª e 2ª ordens. Tais situações nos servirão de base para a construção de uma sequência de ensino contextualizando as EDO na Engenharia Civil. Os problemas propostos serão trabalhados em sala de aula e posteriormente analisaremos os resultados, em termos de aprendizagem, obtidos por meio da sequência de ensino desenvolvida.

Palavras-Chave: Ensino Superior; Engenharia; Equações Diferenciais Ordinárias; Matemática no Contexto das Ciências.

Abstract

We present, by means of this article, the doctoral work we are developing with the objective of discussing the teaching and learning of 1st and 2nd order linear Ordinary Differential Equations in a Civil Engineering course under the light of Mathematics in the Context of Sciences. The research is currently in the phase of the analysis of textbooks used as main references in the non-mathematical disciplines of the mentioned course, guided by the central stage of the methodology Dipcing, inserted in one of the phases of the MCC, the curricular. We will identify, from this analysis, situations-problems of the Civil Engineering context that mobilize linear ORDs of 1st and 2nd orders. Such situations will serve as a basis for the construction of a teaching sequence contextualizing the ODE in Civil Engineering. The problems proposed will be worked in the classroom and later we will analyze the results, in terms of learning, obtained through the developed teaching sequence.

Keywords: Higher Education; Engineering; Ordinary Differential Equations; Mathematics in the Context of Science

Published

2019-09-21

Issue

Section

Artigos