Robótica educacional de baixo custo no ensino de matemática

uma abordagem interdisciplinar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i2p17-33

Keywords:

Robótica educativa, baixo custo, ensino médio, interdisciplinaridade

Abstract

This article is based on the author's master's dissertation on low-cost educational robotics (LCER) in high school, focusing on the integration of knowledge and technological inclusion. The research involved the implementation of activities that fostered the development of comprehensive projects, mobilizing interdisciplinary skills. Three main categories were identified: aspects of the teaching and learning proposal, the relationship between low-cost robotics and Computational Thinking, and the disciplines and knowledge involved. These categories highlight the importance of integrating knowledge, Computational Thinking, and digital inclusion. It is concluded that LCER offers significant possibilities for high school education but requires changes in education, investments, and adequate training.

Author Biographies

MARCELO DE OLIVEIRA VILAÇA, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto com Especialização em Moderna Educação pela PUC-RS e licenciado em Matemática pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como professor de Matemática na rede estadual de Minas Gerais desde 2019. 

MARLI REGINA DOS SANTOS, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Bauru, mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus Rio Claro. É membro do grupo de pesquisa Fenomenologia em Educação Matemática. É professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto, onde atua na licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEDMAT-UFOP). Tem experiência na área de Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: geometria, pavimentações do plano, fenomenologia, tecnologias no ensino de Matemática, jogos e laboratórios de Educação Matemática.

References

ALIMISIS, Dimitris. Educational robotics: Open questions and new challenges. Themes in Science and Technology Education, v. 6, n. 1, p. 63-71, 2013.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

BICUDO, M. A. V. Pesquisa Qualitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FAZENDA, I. C. A. Desafios e perspectivas do trabalho interdisciplinar no Ensino Fundamental: contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimento de um percurso. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 1, p. 10-23, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade/article/download/16202/12210. Acesso em 28 dez. 2022.

FAZENDA, Ivani (Org.). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 2010.

FERNANDES, M. et al. Robótica educacional uma ferramenta para ensino de lógica de programação no ensino fundamental. In: Anais.... São Bernardo do Campo, 2018. p. 315-322. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/download/14343/14188/. Acesso em 28 dez. 2022.

FABRI JUNIOR, L. A. O uso de Arduino na criação de kit para oficinas de robótica de baixo custo para escolas públicas. Mestrado em Tecnologia Universidade Estadual De Campinas/Limeira, Limeira Biblioteca, 2014.

FINI, M. I. Sobre a Pesquisa Qualitativa em Educação, que tem a fenomenologia como suporte. In: BICUDO, M. A. V.; ESPOSITO, V. H. C. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação: um enfoque fenomenológico. Piracicaba: Unimep, 1994. p. 23-33.

GESSER, J. Estado da arte das pesquisas em robótica educacional no ensino de matemática. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, 2022.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1994.

JÚNIOR, L. A.; NETO, O. T.; HERNÁNDEZ, M. F.; MARTINS, P. S.; ROGER, L. L.; GUERRA, F. A. J. Sel. Areas Robot. Control, v. 3, n. 1, p. 1-8, 2013.

LIMA, W. F. Aprendizagem Colaborativa Para O Ensino De Química Por Meio Da Robótica Educacional. Mestrado em Química. Instituição de Ensino: UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, Goiânia Biblioteca Depositária: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFG, 2016.

LUCIANO, A. P. G. A utilização da robótica educacional com a plataforma arduino: uma contribuição para o ensino de física. Mestrado em educação para a ciência e a matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014.

NASCIMENTO, F. M. S. A robótica Educacional como abordagem de baixo custo para o ensino de computação em cursos técnicos e tecnólogos. Salvador: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), [S.d.]. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2053/1815. Acesso em: 22 dez. 2022.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 1993.

PERALTA, D. A.; GUIMARÃES, E. C. Robotics at school as an interdisciplinary teaching approach in Basic Education: The future has arrived to school? Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n.1, p. 30-50, 2018.

QUEIROZ, R. L. Duinoblocks4kids: utilizando tecnologia livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional. Mestrado em Informática. Universidade Federal Do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, E. C. Pensamento Computacional e a formação de conceitos matemáticos nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Uma possibilidade com kits de robótica. 2018. 267 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-graduação em Educação Matemática, Rio Claro, 2018.

SILVEIRA, S. A. Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.

VALENTE, J. A. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, v. 1, n. 1, p. 19-21, 1997. Disponível em http://cmapspublic.ihmc.us/rid

VILAÇA, M. O. Robótica educacional de baixo custo no ensino e aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar: interfaces com a Educação Matemática. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.

WING, Jeannette. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.

Published

2024-04-23

Issue

Section

Artigos