Robótica educacional de baixo custo no ensino de matemática
uma abordagem interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i2p17-33Palavras-chave:
Robótica educativa, baixo custo, ensino médio, interdisciplinaridadeResumo
Este artigo baseia-se na dissertação de mestrado do primeiro autor, a qual aborda a robótica educacional de baixo custo (RBC) no Ensino Médio, com foco na integração de saberes e inclusão tecnológica. A pesquisa realizada envolveu atividades visando a construção de artefatos com características de um girassol, mobilizando conhecimentos e habilidades diversas. Foram identificadas três categorias principais de análise: Aspectos interdisciplinares da proposta com a RBC; Relação entre RBC e o Pensamento Computacional; e Disciplinas e conhecimentos mobilizados. A discussão dessas categorias explicitou a possibilidade de integração de saberes e a inclusão educacional. Conclui-se que a RBC oferece possibilidades significativas para o trabalho mais integrado junto aos alunos do Ensino Médio, o que requer mudanças, investimentos e formação adequada, visando uma real inclusão digital.
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