Análise de um sistema de recursos, construído por um professor de Química, em uma formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2023v12i1p42-53Keywords:
Abordagem Documental do Didático, Recurso, GeoGebraAbstract
Esse artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa sobre o uso do GeoGebra, por professores, na criação de recursos para o ensino da matemática e ciências adaptando ou criando materiais, ajustados aos interesses, às necessidades e aos problemas que enfrentam nas escolas, utilizando como referencial teórico a Abordagem Documental do Didático. Foi proposta, inserida em um projeto de um doutorado ainda em desenvolvimento, uma formação continuada na qual, por meio de um trabalho colaborativo entre pesquisadores e professores, procurou-se integrar a tecnologia como ferramenta potenciadora de novas ideias para o ensino. É apresentado neste artigo o sistema de recurso de um dos professores participantes da formação, analisado alguns recursos considerados centrais, com o objetivo de procurar identificar os invariantes operacionais relacionados e levando-se em conta seu conhecimento e crenças.
References
BELLEMAIN, F.; TROUCHE, L. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 9, n. 1, p. 105-144, 2019.
GITIRANA, V.; MIYAKAWA, T.; RAFALSKA, M.; SOURY-LAVERGNE, S.; TROUCHE, L. (eds.) Proceedings of the Re(s)sources 2018 International Conference. ENS de Lyon, 2018. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01764563v3/document.
GUEUDET, G., TROUCHE, L. Towards new documentation systems for mathematics teachers? Educational Studies in Mathematics, 71(3), p. 199-218, 2009.
GUEUDET, G.; TROUCHE, L. Do trabalho documental dos professores: gêneses, coletivos, comunidades: o caso da Matemática. Em teia, 6(3), 2015. Tradução de Katiane de Moraes. Disponível em: < https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2243>. Acesso em: Jul. 2020.
PEIXOTO, H. R. C.; LAMAS, M. F. P. Interações e transformações III: Química – Ensino Médio: a Química e a sobrevivência: atmosfera, fonte de materiais. GEPEQ – Grupo de Pesquisa em Educação Química (Org.) São Paulo: Edusp, 1998.
RABARDEL, P. Les hommes et les technologies, approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995. (English version at http://ergoserv.psy.univparis8.fr/Site/default.asp?Act_group=1).
SÃO PAULO. Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo. Currículo Paulista: Etapa Ensino Médio. São Paulo: SEE-SP/UNDIME-SP, 2020.
TROUCHE, L., GUEUDET, G., PEPIN, B. The Documentational approach to didactics. In: S. Lerman (Ed.), Encyclopedia of Mathematics Education. Online first, N.Y.: Springer, 2018.
TROUCHE, L.; GUEUDET, G.; PEPIN, B. (eds.). The 'resource' approach to Mathematics Education. Springer Series Advances in Mathematics Education. Cham: Springer. 2019.
VERGNAUD, G. Toward a cognitive theory of practice. In A. Sierpinska & J. Kilpatrick (Eds.), Mathematics education as a research domain: a search for identity (pp. 227-241). Dordrecht: Kluwer Academic Publisher, 1998.