Mapping of dissertations and theses of the Graduate Program in Mathematics Teaching (PEMAT) of the Federal University of Rio De Janeiro (UFRJ) from 2008 to 2021

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2024v13i1.62965

Keywords:

dissertations, theses, mapping, PEMAT/UFRJ

Abstract

The main objective of this work is to create an overview of the dissertations and theses defended at PEMAT in the period from 2008 to 2021. For this purpose, considering the fields of abstracts and keywords of selected academic productions, word co-occurrence analysis was carried out -key with VOSviewer software; and textual analysis of the abstracts with the aid of the IRaMuTeQ software. The results indicated the students' interest in Inclusive Education, especially with regard to the field of visual impairment, and in Physics Teaching with the creation of the Doctorate in Teaching and History of Mathematics and Physics at PEMAT. There was also a predominance of qualitative methodologies and methods applied to the field study. With this research, we hope to bring PEMAT closer to its internal public, external community and the academic community itself.

Author Biographies

Rodrigo Ramos de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor de Matemática na Prefeitura da cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro. Licenciado em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Bacharel em Engenharia de produção pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Pós-graduado em nível de especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Gestão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Mestre em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Agnaldo Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor no Instituto de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da UFRJ. Bolsista FAPERJ como Jovem Cientista do Nosso Estado e Bolsista de Produtividade Acadêmica pela Fundação CECIERJ. Fez Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática na UFRuralRJ, onde também se licenciou em Matemática. É Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP e Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ. É Coordenador do PEMAT/UFRJ e Membro da Diretoria Nacional Executiva da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, da qual foi Diretor Regional no Rio de Janeiro (2016-2021). É Coordenador de Matemática no Programa Residência Pedagógica da UFRJ. É líder do Grupo de Pesquisa "MatematiQueer: Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática", cadastrados no CNPq. Foi coordenador do Subprojeto de Matemática no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRJ, 2018-2020), Professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde atuou como Coordenador da Licenciatura em Matemática e Professor do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT/UERJ). Antes disso, foi Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, Coordenador de Matemática nas Diretorias de Extensão e de Mídias Digitais da Fundação CECIERJ, Professor Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da UFF, Coordenador de Tutoria do Programa de Formação de Professores de Matemática do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Matemática dos Programas de Formação Continuada da SEEDUC-RJ/CECIERJ (2010-2015). Além disso, foi Professor Substituto nas áreas de Matemática e Educação Matemática na UFRJ, na UERJ e na UFRRJ, além ter sido bolsista de desenvolvimento de projetos em Educação a Distância na UNIRIO, e professor na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Educação Matemática Inclusiva e Estudos de Gênero e Sexualidades em Educação Matemática.

References

ABNT. NBR 14724:2011. Norma Brasileira: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2011.p. 1–11.

ARAUJO, D. de J. Uma proposta de tarefa formativa construída a partir de práticas de professores de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2021/MSc_112_Diogo_de_Jesus_Araujo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

BERNARDES, A. O. A percepção da comunidade escolar sobre a participação de alunos surdos em mostra de astronomia. 2021. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/tese/2021/DSs_25_Adriana_Oliveira_Bernardes.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

BERNARDO, F. G. Experiências e Práticas Curriculares Inclusivas no Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual em uma Escola Pública na cidade do Rio de Janeiro: vivências e percepções de alunos e professores. 2021. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/tese/2021/DSc_18_Fabio_Garcia_Bernardo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

BRASIL. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.

CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEC. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS), Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 1–32, 2016. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial IRaMuTeQ em portugues_17.03.2016.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.

CAPES. Ficha de Avaliação. Análise de Mérito de APCNs relativo a criação do curso de Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física do PEMAT/UFRJ. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2014.

CAPES. Dados Básicos do Programa. Dados básicos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf;jsessionid=Uo8EOK6Ccw7VVYciyF4Pl4K0.sucupira-215?popup=true&cd_programa=31001017122P6. Acesso em: 18 set. 2022.

COSTA, L. M. F. da. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil: o caso do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/MSc 61_Leticia Maria Ferreira da Costa.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

COSTA, O. A. da; RODRIGUES, A. C. L. Mapeamento da produção científica na BDTD do IBICT sobre a Pedagogia da Alternância de 2011 a 2018. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 4, n. e7257, p. 1–25, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7257. Acesso em: 13 fev. 2023.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LIMA, L. dos S. O ensino de matemática através da resolução de problemas: investigando estratégias dos alunos do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2014/MSc_62_Louise_dos_Santos_Lima.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

LIMA, R. S. Os tratados de George Salmon no contexto da matemática britânica no século XIX: De uma abordagem sintética para uma abordagem analítica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2018/MSc_89_Rodolpho_Sousa_Lima.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

MARINHO, A. As frações nos livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2013/MSc_53_Alexandre_Marinho.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

MARTINS, R. B. Argumentação, prova e demonstração em geometria: análise de coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2012/MSc_47_Rachel_Bloise_Martins.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

NETO, F. Q. Tradução Comentada da Obra “Novos Elementos das Seções Cônicas” (Philippe de La Hire - 1679) e sua Relevância para o Ensino de Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/MSc 06_Francisco Quaranta Neto.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

SÁ, L. C. e. Educação Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para uma formação integral em resistência à precarização do trabalho. 2021. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/tese/2021/DSc_20_Lauro_Chagas_e_Sa.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

SILVA, M. de A. da. O uso de recursos de tecnologia assistiva para o ensino de matemática a alunos com deficiência visual no ensino superior. 2021a. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2021/MSC_115_Mariane_de_Almeida_da_Silva.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

SILVA, P. C. N. da. Aprendizagem significativa de Geometria no 8° ano do Ensino Fundamental: uma experiência além do material instrucional. 2021b. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2021/MSc_109_Perla_Christina_Nunes_da_Silva.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

SOUZA, M. R. de. Linha do tempo da História da Matemática: uma proposta de utilização de novas tecnologias para a representação de dois problemas historiográficos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2018/MSc_87_Marcelo_Ribeiro_de_Souza.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

THAYER, M. A. V. O dilema da transparência dos recursos em sala de aula: uso do quadro-negro e da informação de jornal para o ensino de porcentagem no primeiro nível da educação de adultos no Chile. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2012/MSc_50_Maria_Alicia_Venegas_Thayer.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. VOSviewer Manual - version 1.6.8. n. April, p. 1–51, 2018. Disponível em: http://www.vosviewer.com/documentation/Manual_VOSviewer_1.5.4.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

YAHATA, E. A. O desenvolvimento de habilidades metacognitivas na resolução de problemas de Análise Combinatória. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2012/MSc_43_Edson_Akira_Yahata.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.

Published

2024-10-07