Mapeamento de dissertações e teses do Programa De Pós-Graduação em Ensino de Matemática (PEMAT) da Universidade Federal Do Rio De Janeiro (UFRJ) no período de 2008 a 2021
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2024v13i1.62965Palavras-chave:
dissertações, teses, mapeamento, PEMAT/UFRJResumo
O presente trabalho tem como principal objetivo a criação de um panorama das dissertações e teses defendidas no PEMAT no período de 2008 a 2021. Para tanto, considerando os campos de resumos e palavras-chave das produções acadêmicas selecionadas, foram realizadas análise de coocorrência de palavras-chave com o software VOSviewer; e análises textuais dos resumos com o auxílio do software IRaMuTeQ. Os resultados indicaram interesse dos alunos às temáticas Educação Inclusiva, em especial no que tange ao campo da deficiência visual, e ao Ensino de Física com a criação do Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física do PEMAT. Houve também uma predominância de metodologias qualitativas e métodos aplicados ao estudo de campo. Esperamos com a pesquisa uma aproximação do PEMAT com seu público interno, comunidade externa e a própria comunidade acadêmica.
Referências
ABNT. NBR 14724:2011. Norma Brasileira: Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação. Rio de Janeiro, RJ: Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2011.p. 1–11.
ARAUJO, D. de J. Uma proposta de tarefa formativa construída a partir de práticas de professores de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2021/MSc_112_Diogo_de_Jesus_Araujo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
BERNARDES, A. O. A percepção da comunidade escolar sobre a participação de alunos surdos em mostra de astronomia. 2021. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/tese/2021/DSs_25_Adriana_Oliveira_Bernardes.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
BERNARDO, F. G. Experiências e Práticas Curriculares Inclusivas no Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual em uma Escola Pública na cidade do Rio de Janeiro: vivências e percepções de alunos e professores. 2021. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/tese/2021/DSc_18_Fabio_Garcia_Bernardo.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
BRASIL. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações e dá outras providências. Brasília: Diário Oficial da União, 2011. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm. Acesso em: 15 dez. 2022.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEC. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição (LACCOS), Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, p. 1–32, 2016. Disponível em: http://iramuteq.org/documentation/fichiers/Tutorial IRaMuTeQ em portugues_17.03.2016.pdf. Acesso em: 30 nov. 2022.
CAPES. Ficha de Avaliação. Análise de Mérito de APCNs relativo a criação do curso de Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física do PEMAT/UFRJ. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2014.
CAPES. Dados Básicos do Programa. Dados básicos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Brasília: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2022. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/viewPrograma.jsf;jsessionid=Uo8EOK6Ccw7VVYciyF4Pl4K0.sucupira-215?popup=true&cd_programa=31001017122P6. Acesso em: 18 set. 2022.
COSTA, L. M. F. da. O Movimento da Matemática Moderna no Brasil: o caso do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/MSc 61_Leticia Maria Ferreira da Costa.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
COSTA, O. A. da; RODRIGUES, A. C. L. Mapeamento da produção científica na BDTD do IBICT sobre a Pedagogia da Alternância de 2011 a 2018. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 4, n. e7257, p. 1–25, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e7257. Acesso em: 13 fev. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LIMA, L. dos S. O ensino de matemática através da resolução de problemas: investigando estratégias dos alunos do Ensino Fundamental. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2014/MSc_62_Louise_dos_Santos_Lima.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
LIMA, R. S. Os tratados de George Salmon no contexto da matemática britânica no século XIX: De uma abordagem sintética para uma abordagem analítica. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2018/MSc_89_Rodolpho_Sousa_Lima.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
MARINHO, A. As frações nos livros didáticos do sexto ano do ensino fundamental. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2013/MSc_53_Alexandre_Marinho.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
MARTINS, R. B. Argumentação, prova e demonstração em geometria: análise de coleções de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2012/MSc_47_Rachel_Bloise_Martins.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
NETO, F. Q. Tradução Comentada da Obra “Novos Elementos das Seções Cônicas” (Philippe de La Hire - 1679) e sua Relevância para o Ensino de Matemática. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: http://www.pg.im.ufrj.br/pemat/MSc 06_Francisco Quaranta Neto.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
SÁ, L. C. e. Educação Matemática na Educação Profissional e Tecnológica: contribuições para uma formação integral em resistência à precarização do trabalho. 2021. Tese (Doutorado em Ensino e História da Matemática e da Física) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/tese/2021/DSc_20_Lauro_Chagas_e_Sa.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
SILVA, M. de A. da. O uso de recursos de tecnologia assistiva para o ensino de matemática a alunos com deficiência visual no ensino superior. 2021a. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2021/MSC_115_Mariane_de_Almeida_da_Silva.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
SILVA, P. C. N. da. Aprendizagem significativa de Geometria no 8° ano do Ensino Fundamental: uma experiência além do material instrucional. 2021b. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2021/MSc_109_Perla_Christina_Nunes_da_Silva.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
SOUZA, M. R. de. Linha do tempo da História da Matemática: uma proposta de utilização de novas tecnologias para a representação de dois problemas historiográficos. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2018/MSc_87_Marcelo_Ribeiro_de_Souza.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
THAYER, M. A. V. O dilema da transparência dos recursos em sala de aula: uso do quadro-negro e da informação de jornal para o ensino de porcentagem no primeiro nível da educação de adultos no Chile. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2012/MSc_50_Maria_Alicia_Venegas_Thayer.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
VAN ECK, N. J.; WALTMAN, L. VOSviewer Manual - version 1.6.8. n. April, p. 1–51, 2018. Disponível em: http://www.vosviewer.com/documentation/Manual_VOSviewer_1.5.4.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.
YAHATA, E. A. O desenvolvimento de habilidades metacognitivas na resolução de problemas de Análise Combinatória. 2012. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://pemat.im.ufrj.br/images/Documentos/Dissertações/2012/MSc_43_Edson_Akira_Yahata.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.