Potencialidades didáticas na manipulação da escala de cordas do Sector (1598) para a formação do licenciando em matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2024v13i1.66273

Keywords:

Geometry teaching, Mathematics teacher training, History of mathematics, Mathematical instrument, Sector of Thomas Hood

Abstract

The search for reflections on teaching know-how enables the emergence of articulations between the research field of the History of Mathematics and Mathematics Education for the initial training of mathematics teachers, in order to enable the exploration of resources arising from the history that become potentially didactic for teaching, such as Thomas Hood's Sector (1556-1620). Therefore, this study aims to explore teaching potential using this instrument, through a proposed activity for teaching geometry. For this, a qualitative, descriptive methodology was adopted based on documentary research. This work aims to present aspects about the instrument, the construction of the string scale, didactic potential on the use of Sector o and the exploration of an activity for the initial training of mathematics teachers.

Author Biographies

Lívia Bezerra de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2023), foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi bolsista também pelo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e bolsista de monitoria da disciplina de Prática de Ensino I pela Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

References

ALENCAR, Lívia Bezerra de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudos iniciais sobre o sector de Thomas Hood (1556-1620). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 345–358, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CNE, 2019b. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). [Texto Referência: Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica].

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p.

HOOD, Thomas. The making and use of the geometricall instrument, called a sector. 1aEdição. Londres: John Winds, 1598.

KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de

MAZUCATO, Thiago. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. 1ª Edição. São Paulo: Editora FUNEPE, 2018.

DAVID, Maria Manuela M. S.; MOREIRA, Plínio Cavalcanti. Formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2005. 120 p.

PEREIRA, Ana Carolina Costa. CONHECENDO A HISTÓRIA DO GPEHM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CEARÁ. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa (org.). Ensino e história da matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: Eduece, 2020. Cap. 1. p. 15-39.

PRODANOV, Cleber Cristiano; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. São Paulo: Ciência e Educação, 2013.

TOMASH, Erwin; WILLIAMS, Michael R. The Sector: its history, scales, and uses. Annals Of The History Of Computing. Manhattan, p. 34-47. 26 jan. 2003.

Published

2024-10-14