Potencialidades didáticas na manipulação da escala de cordas do Sector (1598) para a formação do licenciando em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2024v13i1.66273

Palavras-chave:

Formação do professor de matemática, História da matemática, Potencialidades didáticas, Instrumento matemático, Sector de Thomas Hood

Resumo

A busca de reflexões sobre o saber-fazer docente possibilita o surgimento de articulações entre o campo de pesquisa da História da Matemática e da Educação Matemática para a formação inicial de professores de matemática, de modo a possibilitar a exploração de recursos advindos da história que se tornam potencialmente didáticos para o ensino, como o Sector de Thomas Hood (1556-1620). Dessa forma, esse estudo objetiva explorar potencialidades didáticas a partir desse instrumento, por meio de uma proposta de atividade para o ensino de geometria. Para isso, foi adotada uma metodologia qualitativa, descritiva com base em uma pesquisa documental. Esse trabalho visa apresentar aspectos sobre o instrumento, a construção da escala de cordas, potencialidades didáticas sobre o uso do Sector o e a exploração de uma atividade para a formação inicial do professor de matemática.

Biografia do Autor

Lívia Bezerra de Alencar, Universidade Estadual do Ceará

É mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual do Ceará, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2023), foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foi bolsista também pelo Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e bolsista de monitoria da disciplina de Prática de Ensino I pela Universidade Estadual do Ceará. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Desenvolve projeto na área da Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Fontes históricas, instrumentos matemáticos do século XVI, interface entre história e ensino de matemática e formação do professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de Especialização em ensino de matemática para o ensino médio da UECE, Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Coordenadora de área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). É vice-diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, regional do Ceará (SBEMCE) e Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

Referências

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Publicado

2024-10-14