Potencialidades didáticas na manipulação da escala de cordas do Sector (1598) para a formação do licenciando em matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2024v13i1.66273Palavras-chave:
Formação do professor de matemática, História da matemática, Potencialidades didáticas, Instrumento matemático, Sector de Thomas HoodResumo
A busca de reflexões sobre o saber-fazer docente possibilita o surgimento de articulações entre o campo de pesquisa da História da Matemática e da Educação Matemática para a formação inicial de professores de matemática, de modo a possibilitar a exploração de recursos advindos da história que se tornam potencialmente didáticos para o ensino, como o Sector de Thomas Hood (1556-1620). Dessa forma, esse estudo objetiva explorar potencialidades didáticas a partir desse instrumento, por meio de uma proposta de atividade para o ensino de geometria. Para isso, foi adotada uma metodologia qualitativa, descritiva com base em uma pesquisa documental. Esse trabalho visa apresentar aspectos sobre o instrumento, a construção da escala de cordas, potencialidades didáticas sobre o uso do Sector o e a exploração de uma atividade para a formação inicial do professor de matemática.
Referências
ALENCAR, Lívia Bezerra de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Estudos iniciais sobre o sector de Thomas Hood (1556-1620). Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 26, p. 345–358, 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CNE, 2019b. Ministério da Educação (MEC). Conselho Nacional de Educação (CNE). [Texto Referência: Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica].
GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 200 p.
HOOD, Thomas. The making and use of the geometricall instrument, called a sector. 1aEdição. Londres: John Winds, 1598.
KRIPKA, Rosana Maria Luvezute; SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de
MAZUCATO, Thiago. Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. 1ª Edição. São Paulo: Editora FUNEPE, 2018.
DAVID, Maria Manuela M. S.; MOREIRA, Plínio Cavalcanti. Formação matemática do professor: Licenciatura e prática docente escolar. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2005. 120 p.
PEREIRA, Ana Carolina Costa. CONHECENDO A HISTÓRIA DO GPEHM E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CEARÁ. In: PEREIRA, Ana Carolina Costa (org.). Ensino e história da matemática: enfoques de uma prática. Fortaleza: Eduece, 2020. Cap. 1. p. 15-39.
PRODANOV, Cleber Cristiano; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.
SAITO, Fumikazu; DIAS, Marisa da Silva. Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. São Paulo: Ciência e Educação, 2013.
TOMASH, Erwin; WILLIAMS, Michael R. The Sector: its history, scales, and uses. Annals Of The History Of Computing. Manhattan, p. 34-47. 26 jan. 2003.