Contribuições de um processo formativo para professores dos anos iniciais no uso de softwares educativos para o ensino da matemática
Resumo
Resumo
Este artigo busca identificar contribuições no uso de softwares educativos para o ensino da matemática de um grupo de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental participantes do Projeto Observatório da Educação: “Desafio para a Educação Inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nas séries inicias da Educação Básica”. Para tanto, foram observados 15 encontros de formação realizados às quartas-feiras no 2º semestre de 2013 no laboratório EDUMATEC – Laboratório do Observatório da Educação Matemática e da Tecnologia da PUC-SP. Além dos encontros de formação, também foram observadas as oficinas realizadas nas escolas. Essas oficinas foram ministradas pelas próprias professoras dos anos iniciais, que divulgaram o projeto em suas escolas para todos os demais professores como uma atividade integrante do trabalho pedagógico coletivo. Esta pesquisa foi desenvolvida sob a perspectiva de uma metodologia de pesquisa qualitativa. Utilizamos o modelo f@r: formação-ação-reflexão apresentado em Costa (2012) como referencial teórico. Dessa forma, concluímos que a formação com base nesse modelo, construída por meio de um processo periódico de pesquisa, apresentação e discussão, que envolveu reflexões sobre as suas ações, contribuiu para a autonomia das professoras em realizar oficinas em suas próprias escolas.
Palavras-chave: Formação de Professores; Tecnologias da Informação e Comunicação; Softwares Educativo.
Abstract
This article aims at identifying educational software’s contributions to the teaching of mathematics in a specific group of teachers. This group works with the initial years of primary education and also participated in the “Projeto observatório da Educação: Desafio para a Educação Inclusiva: pensando a formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nas séries iniciais da Educação Básica” (Education Observatory Project: The challenge of Inclusive Education: thinking teacher`s training about the processes of mathematics knowledge in the initial years of primary education). In order to do it, fifteen workshops were observed, they occurred on Wednesdays during the second semester of 2013 at EDUMATEC – Laboratório do Observatório da Educação Matemática e da Tecnologia da PUC-SP (EDUMATEC - Laboratory Observatory of Mathematics Education and Technology at PUC- SP). In addition to the workshops at the laboratory, workshops at the school were also observed. These were held by the same teachers who exhibited the project in their schools to all the other school teachers as an integral activity of the collective pedagogic work. This research was developed from the perspective of a qualitative research methodology. We used the model f@r: training-action-reflection described in Costa (2012) as a theoretical reference. In this sense, we conclude that the training based in this model, built by means of a periodic process of research, presentation and discussion, involving reflections about their actions contributed to the autonomy of teachers to do workshops in their own schools.
Keywords: Teacher Training; Information Technology and Communication; Educational Software.