A prática como componente curricular na licenciatura em matemática: O que é?

Autores

  • LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA
  • BARBARA LUTAIF BIANCHINI

Resumo

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar o que é a Prática como Componente Curricular (PCC) conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores para Educação Básica, em nível superior por meio de análise documental, segundo Bardin. Na discussão a respeito da PCC utilizamos as contribuições de Gatti, Real e Diniz-Pereira. Esta análise aponta que a Prática como Componente Curricular é mais ampla do que o Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino. Percebemos ainda, por meio dos Pareceres o quanto a PCC provoca diferentes interpretações, o que nos sugere a realização de mais pesquisas que discutam esse tema. Este trabalho faz parte de uma tese de doutoramento em andamento do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP que pretende contribuir para a formação inicial de professores de Matemática.

Palavras-chave: Prática como Componente Curricular; Licenciatura em Matemática; Formação Inicial.

Abstract

The objective of this article is to investigate what is the Practice as a Curricular Component (PCC) according to the National Curricular Guidelines for the training of teachers for Basic Education, at higher level through documentary analysis, according to Bardin. In the discussion about the PCC we use the contributions of Gatti, Real and Diniz-Pereira. This analysis points out that the Practice as a Curricular Component is broader than the Supervised Internship and Teaching Practice. We still perceive, through the Opinions, how much the PCC causes different interpretations, which suggests to us the accomplishment of more researches that discuss this subject. This work is part of an ongoing doctoral thesis of the Program of Postgraduate Studies in Mathematics Education of PUC-SP that intends to contribute to the initial formation of Mathematics teachers.

Keywords: Practice as a Curricular Component; Degree in Mathematics; Initial formation.  

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos