Imaginário e tecnologias digitais: interfaces na formação do professor que ensina matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/2238-8044.2020v9i2p35-47Resumo
Resumo
Este artigo trata das interfaces das tecnologias digitais e o imaginário do professor que ensina matemática e se insere em uma pesquisa, ainda em desenvolvimento, que tem como objetivo analisar as experiências de professores que ensinam matemática neste contexto. O imaginário abre espaço de fomento para a reflexão docente e o replanejamento de ações referentes a saberes e fazeres atrelados a sua profissão. As tecnologias digitais como veículo de promoção da aprendizagem docente, não pode ser apenas um recurso utilitarista, pois contribui para a interação e a construção de diferentes saberes inerentes, diferentes linguagens e a prática docente. Por meio da experiência o docente é capaz de aferir a informação e convertê-la em conhecimento, utilizando como mediatriz a percepção e o imaginário por meio de construção de imagens mentais. Percebeu-se que as interfaces entre imaginário e tecnologias digitais como aspecto norteador no processo de aprender matemática e atrelado às experiências pessoais do docente, permitem vislumbrar novas experiências profissionais.
Palavras-chave: Imaginário; Tecnologias Digitais; Interfaces.
Abstract
This article deals with the interfaces of digital technologies and the imaginary of the teacher who teaches mathematics and is part of a research, still under development, which aims to analyze the experiences of teachers who teach mathematics in this context. The imaginary opens a space for fostering teaching reflection and the re-planning of actions related to knowledge and actions linked to their profession. Digital technologies as a vehicle for promoting teaching learning cannot be just a utilitarian resource, as it contributes to the interaction and the construction of different inherent knowledge, different languages, and teaching practice. Through experience the teacher can measure information and convert it into knowledge, using perception and the imaginary as a mediator through the construction of mental images. It was noticed that the interfaces between imaginary and digital technologies as a guiding aspect in the process of learning mathematics and linked to the teacher's personal experiences, allow to glimpse new professional experiences.
Keywords: Imaginary; Digital Technologies; Interfaces.