Mapeamento das metodologias adotadas nas dissertações e teses que abordam a interface da Matemática com os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2022v11i1p75-87

Palavras-chave:

Ensino Médio, Técnico, Integrado, Matemática, Metodologia

Resumo

Neste artigo apresentamos um mapeamento, na concepção de Biembengut, a respeito das Dissertações e Teses sobre a Matemática no contexto dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio encontrados no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, no período de 2016 a 2021. Buscamos, a partir de um corpus composto por 20 pesquisas, identificar a tipificação da modalidade no programa de pós-graduação, os cursos em que a pesquisa foi realizada e as instituições dos programas. Destacam-se o quantitativo de pesquisas vinculadas aos programas dos Institutos Federais e objetivos de intervenções pedagógicas por meio da Modelagem Matemática.

Biografia do Autor

CLARISSA MACIEL CAVALCANTE, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestra em Engenharia Civil, na área de Processos Construtivos - Estruturas, Construção Civil e Materiais. Especialista em Docência para a Educação Profissional, Cientíica e Tecnológica. Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Luterano de Santarém. Tem experiência na área docência em Engenharia Civil, Matemática e Física.

BARBARA LUTAIF BIANCHINI, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações científicas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

Referências

ANTONELLO, S. B. Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio: a Matemática na corrente da interdisciplinaridade. 2018. 298 f. Tese de Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018.

BARROS, R. C. Sequência Didática com Projeto Integrador: desenvolvendo Competências e Habilidades no Ensino Técnico–Profissionalizante. 124 f. Dissertação de Mestrado Profissional de Ensino de Física, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na pesquisa educacional. Ciência Moderna. 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 1996.

_____. Lei nº 11.741, de 16 de julho de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 16 de julho de 2008.

_____. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 29 de dezembro de 2008.

_____. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 16 de fevereiro de 2017.

_____. Ministério da Educação. Instituições da Rede Federal. MEC. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 10 set. 2021.

_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, 2020.

_____. Ministério da Educação. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica: Concepções e Diretrizes. MEC. 2010.

CAPES. Catálogo de Teses e Dissertações. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 20 out. 2021.

CESARIO, A. A. A. A Construção do Conceito de Função por meio de uma Atividade de Modelagem Matemática em um Contexto do Ensino Técnico de Nível Médio. 2016. 150 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016

FERNANDES, F. A modelagem Matemática como prática pedagógica no ensino médio integrado em Administração do IFSC – Caçador. 2016. 141 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2016.

FURTADO, V. B. Possibilidades para a integração entre a Matemática e as disciplinas profissionalizantes do Curso Técnico em Cozinha Integrado Proeja. 2020. 183 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional, Instituto Federal Farroupilha, Jaguari, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GUAITOLINI, B. C. O. O Técnico em Administração de Nível Médio e as Contribuições da Matemática para sua Formação Profissional. 2017. 123 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

KOLANCKO, E. J. Modelagem Matemática no Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio - Um Trabalho Interdisciplinar. 2017. 194 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.

LAPPE, D. Transformações nas concepções de alunos do Ensino Médio Técnico sobre Matemática e Agricultura. 2018. 95 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, 2018.

MORAES, D. S. B. A Educação Matemática na perspectiva da integração curricular no Curso Técnico em Agropecuária do IFES – Campus de Alegre. 2017. 155 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

NASCIMENTO, F. L. Leitura de Processos de Produção de Significados de Alunos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. 2017. 169 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, Instituto Federal de Goiás, Jataí, 2017.

NASCIMENTO, S. D. Uma Análise da Integração Curricular no Ifs/Campus Aracaju: Sua Constituição e os seus Efeitos sobre o Ensino de Matemática no Curso de Eletrotécnica. 2017. 165 f. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Fundação Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

NUNES, D. M. O uso da linguagem de programação de computadores no ensino de Matemática: alternativa metodológica para uma integração disciplinar. 2016. 108 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2016.

OLIVEIRA, V. D. Práticas e perspectivas dos professores das disciplinas específicas e de Matemática e dos alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFPI - Campus Teresina Central, a partir da disciplina de Circuitos Elétricos. 2019. 78 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto Federal do Piauí, Floriano, 2019.

PINTO, R. O. Uma Proposta de Matemática Aplicada para o Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio. 2017. 74 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

RAMOS, J. R. Práticas Educativas da Matemática e os impactos ambientais no Sistema Agroflorestal de um Campus do Instituto Federal do Pará. 2017. 160 f. Dissertação de Mestrado em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.

SILVA, B. S. Uma Proposta de Integração de Saberes nas Ciências: promovendo a programação de computadores de forma significativa e contextualizada. 2016. 150 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino Científico e Tecnológico, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, 2016.

SILVA, D. S. Ensino de trigonometria na formação do técnico em agropecuária: superando desafios e construindo significados. 2016. 129 f. Dissertação de Mestrado Profissional Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016.

SOUSA, R. Ensino Médio Integrado: reflexões e possibilidades no contexto da Matemática no Curso Técnico em Agropecuária do IFMG-SJE. 2019. 79 f. Dissertação de mestrado em Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.

TANGERINO, L. I. Reflexões acerca do uso da aprendizagem baseada em problemas no ensino de Matemática em um curso técnico integrado ao Ensino Médio. 2017, 143 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, 2017.

TEIXEIRA, A. L. O. Caminhos para a integração entre as disciplinas técnicas e a Matemática no Curso Técnico de Segurança do Trabalho Integrado com Ensino Médio de Jovens e Adultos do IFES-Vitória. 2018. 150 f. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Edição

Seção

Artigos