Educação Financeira Escolar e Sustentável: práticas nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2238-8044.2024v13i1.61922

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Sustentabilidade, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta resultados parciais de uma tese de doutorado desenvolvida no Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ. O tema está relacionado à como trabalhar a Educação Financeira Escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi aplicada em uma escola pública do município de Duque de Caxias (RJ). O público-alvo da pesquisa foram alunos do 2º e 3º ano, com faixa etária entre 7 e 9 anos. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática tendo o produto educacional sido desenvolvido no formato de guia didático com 5 atividades sobre: de onde vem o dinheiro, valor versus preço, ética, sustentabilidade e economia, fundamental e supérfluo. Este artigo destaca a atividade sobre sustentabilidade e economia, uma preocupação mundial que impacta diretamente no equilíbrio ambiental e na preservação da flora, fauna e recursos naturais.

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Publicado

2024-06-11