“Migrando”: literatura infantil como prática de uma pedagogia da alteridade
Mots-clés :
Palavras-chave: Migração; Multiculturalismo; Literatura infantil; Representações; Alteridade.Résumé
A questão migratória assume um lugar central em uma estrutura global marcada pelo deslocamento crescente de civis. Dentre a população migrante, destaca-se o número de crianças e jovens migrantes, contexto que incide diretamente em suas condições materiais e simbólicas e produz efeitos na construção de significados e representações do mundo, bem como a possibilidade de relacionar-se com a diversidade, com o acesso e elaboração do conhecimento e a produção de culturas e identidades diversas. Neste contexto, a literatura infantil torna-se um material que possibilita maneiras de elaboração de si e do mundo, ao proporcioná-las uma via simbólica para compreender questões concretas. Este estudo propõe um modelo de análise e mediação de leituras literárias, a partir da obra "Migrando", de Mariana Chiesa Mateos, destacando os elementos presentes nas ilustrações para instigar perguntas, provocar reflexões e promover discussões relevantes no âmbito infantil. Referenciado principalmente nas obras de Stuart Hall, foi possível observar como os conceitos de identidade, lugar de pertença, migrantes e cultura estão presentes na obra.. Para que a literatura possa de fato oferecer vias de elaboração, conclui-se que a mediação da leitura realizada pelos educadores é fundamental para propiciar tensões e reflexões necessárias para a promoção de uma pedagogia de alteridade.
Palavras-chave: Migração; Multiculturalismo; Literatura infantil; Representações; Alteridade.
Téléchargements
Références
ACNUR. Global Trends in Forced Displacement in 2022. 2023. Disponível em: https://www.unhcr.org/global-trends-report-2022 Acesso em: dez. de 2023.
ACNUR. Global Trends in Forced Displacement in 2021. 2022a. Disponível em: https://www.unhcr.org/media/global-trends-report-2021 Acesso em: dez. de 2023.
AVANCINI, Bruna R. Representações e Eurocentrismo na Literatura Infantil. 2023. 90f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: https://abrir.link/PQQna. Acesso em: jan. 2024.
BRASIL. LEI 13.445, DE 24 DE MAIO DE 2017. Institui a Lei de Imigração. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13445.htm>. Acesso em jan. 2024.
EDITORA 34, 2024. Disponível em: https://editora34.com.br/detalhe.asp?id=859&busca=MIGRANDO. Acesso em: dez. de 2024.
FERREIRO, Emilia. O ingresso na escrita e na cultura do escrito: seleção de textos de pesquisa. Trad. Rosana Malerba. São Paulo: Cortez, 2014.
HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.
HALL, Stuart. Cultura e Representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Apicuri, 2016.
HOOKS, bell. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2018.
MARTUCCELLI, Danilo. As contradições políticas do multiculturalismo. Revista Brasileira de Educação, 1996, vol. 2.
MATEOS, Mariana Chiesa. Migrando. Tradução de José Colaço Barreiros. São Paulo: Editora 34, 2015.
MENDES, André Melo. Metodologia para análise de imagens fixas. Belo Horizonte: UFMG, 2019.
ONU. “15 milhões de crianças foram deslocadas de seus países de origem em 2020, alerta UNICEF”. Nações Unidas Brasil. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/142294-15-milhões-de-crianças-foram-deslocadas-de-seus-pa%C3%ADses-de-origem-em-2020-alerta-unicef. Acesso em jan. de 2024.
SAYAD, Abdelmalek. A imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: Edusp, 1998.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
UNESCO. Global Alliance for Literacy. Disponível em: https://www.uil.unesco.org/en/literacy/global-alliance. Acesso em: jan. de 2024.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ponto-e-Vírgula 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.