“Migrando”: literatura infantil como prática de uma pedagogia da alteridade

Autores

  • Bruna Roysen Avancini Pontifícia Universidade Católica - SP
  • Leda Maria de Oliveira Rodrigues PUSP
  • Ana Paula Ferreira da Silva PUCSP

Palavras-chave:

Palavras-chave: Migração; Multiculturalismo; Literatura infantil; Representações; Alteridade.

Resumo

A questão migratória assume um lugar central em uma estrutura global marcada pelo deslocamento crescente de civis. Dentre a população migrante, destaca-se o número de crianças e jovens migrantes, contexto que incide diretamente em suas condições materiais e simbólicas e produz efeitos na construção de significados e representações do mundo, bem como a possibilidade de relacionar-se com a diversidade, com o acesso e elaboração do conhecimento e a produção de culturas e identidades diversas. Neste contexto, a literatura infantil torna-se um material que possibilita maneiras de elaboração de si e do mundo, ao proporcioná-las uma via simbólica para compreender questões concretas. Este estudo propõe um modelo de análise e mediação de leituras literárias, a partir da obra "Migrando", de Mariana Chiesa Mateos, destacando os elementos presentes nas ilustrações para instigar perguntas, provocar reflexões e promover discussões relevantes no âmbito infantil. Referenciado principalmente nas obras de Stuart Hall, foi possível observar como os conceitos de identidade, lugar de pertença, migrantes e cultura estão presentes na obra.. Para que a literatura possa de fato oferecer vias de elaboração, conclui-se que a mediação da leitura realizada pelos educadores é fundamental para propiciar tensões e reflexões necessárias para a promoção de uma pedagogia de alteridade.

 

Palavras-chave: Migração; Multiculturalismo; Literatura infantil; Representações; Alteridade.

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Referências

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

Roysen Avancini, B., Maria de Oliveira Rodrigues , L., & Ferreira da Silva , A. P. . (2024). “Migrando”: literatura infantil como prática de uma pedagogia da alteridade. Ponto-E-Vírgula, 2(34). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/65573