Inclusão escolar como uma prática cultural: uma análise baseada no conceito de metacontingência

Autores

  • Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
  • Tânia Gonçalves Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Sérgio Vasconcellos de Luna Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palavras-chave:

metacontigência, contingências comportamentais entrelaçadas, educação inclusiva, prática cultural, Behaviorismo Radical

Resumo

A Educação Inclusiva afirma-se como um novo paradigma exigindo das escolas transformações em sua estrutura e funcionamento. Este processo de mudança requer um modelo de atendimento que se constitua por meio de ações interdependentes que, para se efetivarem e se perpetuarem, devem resultar em mudanças culturais. No presente artigo, o conceito de metacontingência foi usado como unidade de análise do processo de transformação da Educação Inclusiva em prática cultural. Parte-se do pressuposto de que a aprendizagem representa o produto agregado oferecido pelas escolas. Para este fim, é necessário que os comportamentos dos profissionais, naquele ambiente, sejam congruentes e interdependentes e os procedimentos que reforçam este resultado sejam mantidos e propagados através do tempo

Biografia do Autor

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão

Professor de Biologia da Rede Estadual de Minas Gerais

Tânia Gonçalves Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e bolsista CAPES

Sérgio Vasconcellos de Luna, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigos