Inclusão escolar como uma prática cultural: uma análise baseada no conceito de metacontingência

Autores/as

  • Fábio Alexandre Ferreira Gusmão
  • Tânia Gonçalves Martins Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
  • Sérgio Vasconcellos de Luna Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Palabras clave:

metacontigência, contingências comportamentais entrelaçadas, educação inclusiva, prática cultural, Behaviorismo Radical

Resumen

A Educação Inclusiva afirma-se como um novo paradigma exigindo das escolas transformações em sua estrutura e funcionamento. Este processo de mudança requer um modelo de atendimento que se constitua por meio de ações interdependentes que, para se efetivarem e se perpetuarem, devem resultar em mudanças culturais. No presente artigo, o conceito de metacontingência foi usado como unidade de análise do processo de transformação da Educação Inclusiva em prática cultural. Parte-se do pressuposto de que a aprendizagem representa o produto agregado oferecido pelas escolas. Para este fim, é necessário que os comportamentos dos profissionais, naquele ambiente, sejam congruentes e interdependentes e os procedimentos que reforçam este resultado sejam mantidos e propagados através do tempo

Biografía del autor/a

Fábio Alexandre Ferreira Gusmão

Professor de Biologia da Rede Estadual de Minas Gerais

Tânia Gonçalves Martins, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP e bolsista CAPES

Sérgio Vasconcellos de Luna, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

Professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP

Publicado

2018-09-13

Número

Sección

Artigos