ANÁLISE DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO SEGUNDO SKINNER

Autores

  • Natália de Mesquita Matheus Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Psicologia da Educação
  • Maria Eliza Mazzilli Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental

DOI:

https://doi.org/10.5935/2175-3520.20190011

Palavras-chave:

política pública, decreto 6.094, educação, Skinner, análise do comportamento

Resumo

B. F. Skinner foi um cientista preocupado com a educação. No presente trabalho, sua obra é utilizada como parâmetro para se analisar o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Brasil, 2007). Com base na leitura e análise dos textos de Skinner e do Compromisso, quinze temas foram identificados, dentre eles: avaliação do aluno, ritmo de ensino, permanência do aluno na escola, evasão, formação de profissionais do ensino e avaliação do professor. Constataram-se compatibilidades entre as propostas de Skinner e o Compromisso, o que, por um lado, aponta para a possibilidade de que a nova prática educacional gerada pelo Compromisso produza a melhoria do ensino; e, por outro lado, sugere uma possível contribuição da análise do comportamento para a proposição e avaliação de políticas públicas. Assim, este trabalho aponta um caminho para se concretizar a aproximação de analistas do comportamento aos programas governamentais, sugerindo como propostas produzidas pela análise do comportamento poderiam ser aplicadas para atingir os objetivos de tais programas.

Biografia do Autor

Natália de Mesquita Matheus, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Psicologia da Educação

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre pelo Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora pelo Programa de Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Maria Eliza Mazzilli Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas em Psicologia, Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

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Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Artigos