Intervenções educativas para aprendizagem acerca de sexualidade e gênero no Brasil

uma revisão de escopo

Autores

  • Thaís Blankenheim Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Natacha Führ Ramos Universidade Feevale
  • Adolfo Pizzinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angelo Brandelli Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p66-75

Palavras-chave:

Sexualidade, Gênero, Intervenção, Educação, Escola

Resumo

O objetivo deste artigo é mapear a produção acadêmica sobre intervenções realizadas no âmbito escolar brasileiro nos campos de sexualidade e gênero. Foi realizada uma revisão de escopo (Scoping Review) nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pepsic e Google Acadêmico. Verificamos que após o ano de 2012 a produção do campo se intensifica; a maioria das intervenções atua diretamente com alunos, principalmente de anos finais do ensino fundamental e do ensino médio; os delineamentos metodológicos mais utilizados são os qualitativos e o discurso crítico é o que fundamenta a maior parte das publicações, seguido pelo liberal e pós-moderno. Pontua-se, entretanto, a necessidade de investigações desde a faixa etária infantil e que tenham como público-alvo professores/as e educadores/as. Os estudos do tema nas áreas da psicologia e educação devem ser reforçados para que possam trabalhar como propulsores de garantia de direitos e de qualidade de vida para todas as pessoas.

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Publicado

2022-11-25

Edição

Seção

Artigos