Intervenções educativas para aprendizagem acerca de sexualidade e gênero no Brasil

uma revisão de escopo

Auteurs

  • Thaís Blankenheim Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Natacha Führ Ramos Universidade Feevale
  • Adolfo Pizzinato Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angelo Brandelli Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i53p66-75

Mots-clés :

Sexualidade, Gênero, Intervenção, Educação, Escola

Résumé

O objetivo deste artigo é mapear a produção acadêmica sobre intervenções realizadas no âmbito escolar brasileiro nos campos de sexualidade e gênero. Foi realizada uma revisão de escopo (Scoping Review) nas bases de dados Scielo, Lilacs, Pepsic e Google Acadêmico. Verificamos que após o ano de 2012 a produção do campo se intensifica; a maioria das intervenções atua diretamente com alunos, principalmente de anos finais do ensino fundamental e do ensino médio; os delineamentos metodológicos mais utilizados são os qualitativos e o discurso crítico é o que fundamenta a maior parte das publicações, seguido pelo liberal e pós-moderno. Pontua-se, entretanto, a necessidade de investigações desde a faixa etária infantil e que tenham como público-alvo professores/as e educadores/as. Os estudos do tema nas áreas da psicologia e educação devem ser reforçados para que possam trabalhar como propulsores de garantia de direitos e de qualidade de vida para todas as pessoas.

Références

Amorim, M. A., & Salej, A. P. (2016). O conservadorismo saiu do armário!: a luta contra a ideologia de gênero do Movimento Escola Sem Partido. Revista Ártemis, 22(1), 93-114. 10.15668/1807-8214/artemis.v22n1p32-42

Bartos, S. E., Berger, I., & Hegarty, P. (2014). Interventions to Reduce Sexual Prejudice: A Study-Space Analysis and Meta-Analytic Review. The Journal of Sex Research, 51(4), 363-382. 10.1080/00224499.2013.871625

Beiras, A., Tagliamento, G., & Toneli, M. J. F. (2005). Crenças, valores e visões: trabalhando as dificuldades relacionadas a sexualidade e gênero no contexto escolar. Aletheia, 21, 69-78.

Brasil. (2016). Secretaria especial de direitos humanos. Relatório de violência homofóbica no Brasil: ano 2013. Brasília.

Carvalho, A. M., Rodrigues, C. S., & Medrado, K. S. (2005). Oficinas em sexualidade humana com adolescentes. Estudos de Psicologia, 10(3), 377-384. 10.1590/S1413-294X2005000300006

Dias, A. F., & Amorim, S. (2015). Body, gender and sexuality in teacher training: a meta-analysis. Educar em Revista, (56), 193-206. 10.1590/0104-4060.40998

Fonner, V. A., Armstrong, K. S., Kennedy C. E., O’Reilly, K. R., & Sweat, M. D. (2014). School Based Sex Education and HIV Prevention in Low- and Middle-Income Countries: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLoS ONE, 9(3). 10.1371/journal.pone.0089692

Guizzo, B. S., & Felipe, J. (2016). Gênero e sexualidade em políticas contemporâneas: entrelaces com a educação. Roteiro, 41(2), 475-490. 10.18593/r.v41i1.7546

Jones, T. M. (2011). Saving rhetorical children: sexuality education discourses from conservative to post-modern, Sex Education, 11(4), 369-387. 10.1080/14681811.2011.595229

Maheirie, K., Urnau, L. C., Vavassori, M. B., Orlandi, R., & Baierle, R. E. (2005). Oficinas sobre sexualidade com adolescentes: um relato de experiência. Psicologia em Estudo, 10(3), 537-542. 10.1590/S1413-73722005000300022

Maia, A. C. B., Eidt, N. M., Terra, B. M., & Maia, G. L. (2012). Educação sexual na escola a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia em Estudo, 17(1), 151-156.10.1590/S1413-73722012000100017

Marcon, A. N., Prudencio, L. E. V., & Gesser, M. (2016). Políticas públicas relacionadas à diversidade sexual na escola. Psicologia Escolar e Educacional, 20(2), 291-302. 10.1590/2175-353920150202968

Martins, C. F. (2017). Gênero e Sexualidade na Educação Contemporânea. Id On line Revista De Psicologia, 10(33), 257-270. doi: 10.14295/idonline.v10i33.652

Miguel, L. F. (2016). Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” – Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito e Práxis, 7(15), 590-621. 10.12957/dep.2016.25163

Murta, S. G., Ribeiro, D. C., Rosa, I. O., Menezes, J. C. L. de., Rieiro, M. R. S., Borges, O. S., Paulo, S. G. de., Miranda, V. H. de., Prette, A. D., & Prette, A. P. D. (2012). Programa de habilidades interpessoais e direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes: um relato de experiência. Psico USF, 17(1), 21-32. 10.1590/S1413-82712012000120004

Paluck, E. L., & Green, D. P. (2009). Prejudice reduction: What works? A review and assessment of research and practice. Annual Review of Psychology, 60, 339–367. 10.1146/annurev.psych.60.110707.163607

Peterson, J., Pearce, P.F., Ferguson, L.A., & Langford, C. A. (2017). Understanding scoping reviews: Definition, purpose, and process. Journal of the American Association of Nurse Practitioners, 29(1), 12-16. 10.1002/2327-6924.12380

Reis, T., & Eggert, E. (2017). Ideologia de gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros. Educação & Sociedade, 38. 10.1590/es0101-73302017165522

Rosa, D. J. (2011). A educação estruturante na educação infantil. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, 40.

Souza, V. (2011). Adolescentes em cena: uma proposta educativa no campo da saúde sexual e reprodutiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45(2), 1716-1721. 10.1590/S0080-62342011000800014

UNESCO. (2014). Orientações técnicas de educação em sexualidade para o cenário brasileiro: tópicos e objetivos de aprendizagem. Brasília: UNESCO.

Vianna, C. (2018). Políticas de educação, gênero e diversidade sexual – breve história de lutas, danos e resistências. Belo Horizonte: Autêntica.

Vladutiu, C. J., Martin, S. L., & Macy, R. J. (2011). College- or University-Based Sexual Assault Prevention Programs: A Review of Program Outcomes, Characteristics, and Recommendations. Trauma, Violence, & Abuse, 12(2), 67–86. 10.1177%2F1524838010390708

Téléchargements

Publiée

2022-11-25

Numéro

Rubrique

Artigos