Construção e avaliação da eficácia de uma intervenção antirracista pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira

Autores

  • Arlene Ferreira de Almeida Universidade de Brasília
  • Tiago Jessé Souza de Lima Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p31-38

Palavras-chave:

Intervenção, Cultura africana, Identidade Social, Autoestima, Racismo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi construir e avaliar a eficácia de uma intervenção baseada no ensino da cultura africana e afro-brasileira no fortalecimento da identidade social e da autoestima em crianças negras e na conscientização sobre o racismo em crianças brancas e negras. A intervenção foi baseada no Currículo em Movimento do Distrito Federal, que inclui conteúdos relacionados à história e à cultura negra. As intervenções antirracistas são importantes para o processo educacional brasileiro, mas ainda é um tema pouco estudado e desenvolvido no Brasil. Pensar em intervenções que possam ser replicadas nas escolas é um grande passo para melhorar a qualidade de vida dos estudantes negros e combater o racismo no Brasil. Os objetivos específicos incluíram a construção de uma intervenção multicultural baseada no ensino da cultura africana e afro-brasileira, a avaliação do efeito da intervenção na identificação racial e autoestima em crianças negras e avaliação do efeito da intervenção na percepção do preconceito racial em crianças brancas e negras. O estudo envolveu 53 estudantes matriculados em duas turmas do quinto ano em uma escola no Distrito Federal. Os resultados não mostraram diferenças significativas entre o grupo que recebeu a intervenção e o grupo controle, mesmo levando em consideração a cor da pele dos participantes. No entanto, o número reduzido de participantes limita o poder de encontrar resultados significativos e deve-se ter cautela ao interpretar os resultados.

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Publicado

2024-10-15

Edição

Seção

Artigos