Construção e avaliação da eficácia de uma intervenção antirracista pautada no ensino da cultura africana e afro-brasileira
DOI :
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p31-38Mots-clés :
Intervenção, Cultura africana, Identidade Social, Autoestima, RacismoRésumé
O objetivo desta pesquisa foi construir e avaliar a eficácia de uma intervenção baseada no ensino da cultura africana e afro-brasileira no fortalecimento da identidade social e da autoestima em crianças negras e na conscientização sobre o racismo em crianças brancas e negras. A intervenção foi baseada no Currículo em Movimento do Distrito Federal, que inclui conteúdos relacionados à história e à cultura negra. As intervenções antirracistas são importantes para o processo educacional brasileiro, mas ainda é um tema pouco estudado e desenvolvido no Brasil. Pensar em intervenções que possam ser replicadas nas escolas é um grande passo para melhorar a qualidade de vida dos estudantes negros e combater o racismo no Brasil. Os objetivos específicos incluíram a construção de uma intervenção multicultural baseada no ensino da cultura africana e afro-brasileira, a avaliação do efeito da intervenção na identificação racial e autoestima em crianças negras e avaliação do efeito da intervenção na percepção do preconceito racial em crianças brancas e negras. O estudo envolveu 53 estudantes matriculados em duas turmas do quinto ano em uma escola no Distrito Federal. Os resultados não mostraram diferenças significativas entre o grupo que recebeu a intervenção e o grupo controle, mesmo levando em consideração a cor da pele dos participantes. No entanto, o número reduzido de participantes limita o poder de encontrar resultados significativos e deve-se ter cautela ao interpretar os resultados.
Références
Allport, G. W. (1954). The nature of prejudice.
Almiro, P. A. (2017). Uma nota sobre a desejabilidade social e o enviesamento de respostas. Avaliação psicológica, 16(3), 0-0.
Canen, A. (2000). Educação multicultural, identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos de pesquisa, 135-149.
Abramovay, M., & Castro, M. G. (2006). Caleidoscópio das violências nas escolas. B-Oxfam.
da Silva Carvalho, D. M., & de FRANÇA, D. X. (2019). Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Revista Educação & Formação, 4(3), 148-168.
Carvalho, D. M. S. (2020). A escola no enfrentamento ao racismo. São Cristóvão-SE: Universidade Federal de Sergipe.
Dovidio, JF, & Gaertner, SL (2004). Samuel L. Aversive racism.
Field, A. (2013). Discovering statistics using IBM SPSS statistics. Sage.
de França, D. X. (2017). Discriminação de crianças negras na escola. Revista Interacções, 13(45). Acesso em: 23 fev. 2023.
Grigg, K., & Manderson, L. (2014). Building harmony: reducing and measuring racism in Australian schools. Australian Commun Psychol, 26(2), 68-89.
de Miranda Macedo, A. M. R. (2016). O racismo no ambiente escolar: Como enfrentar esse desafio?. Porto das Letras, 2(1), 88-99.
Mizael, N. C. de O; Gonçalves, L. R. D. (2015). Construção da identidade negra na sala de aula: passando por bruxa negra e de preto fudido a pretinho no poder. Itinerarius Reflections-Revista Eletrônica da Pós-Graduação em Educação, 11(2) 1-21.
Moreira-Primo, U. S., & de França, D. X. (2020). Efeitos do racismo da trajetória escolar de crianças: uma revisão sistemática. Debates em Educação, 12(26), 176-198.
Pereira, J. S. (2008). Reconhecendo ou construindo uma polaridade étnico-identitária? Desafios do ensino de história no imediato contexto pós-Lei nº 10.639. Estudos Históricos (Rio de Janeiro), 21, 21-43.
Priest, N., Alam, O., Truong, M., Sharples, R.,Sharples, R., et al. (2020). Promoting proactive bystander responses to racism and racial discrimination in primary schools: A mixed methods feasibility and acceptability study of the ‘Speak Out Against Racism’ program. BMC Public Health, 20(1) 1-13. https://doi.org/10.1186/s12889-020-09812-1.
Rosenberg, M. (1965). Rosenberg Self-Esteem Scale (RSE). Acceptance and Commitment Therapy Measures Package, 61 (52), 18.
Sbicigo, J. B., Bandeira, D. R., & Dell’Aglio, D. D. (2010). Escala de Autoestima de Rosenberg (EAR): validade fatorial e consistência interna. Psico-usf, 15, 395-403.
Silva, K. da C. (2014) Normas sociais e expressões do racismo em crianças. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Psicologia da Educação 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.