Prática Educativa no CREAS Rural

Um Estudo Fenomenológico Social

Autores

  • Aline Almeida Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Nilma Margarida de Castro Crusoé Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i58p60-69

Palavras-chave:

Assistência social, Educação não-formal, Educação social, Fenomenologia, Política social

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa, cujo objetivo foi compreender os sentidos atribuídos à prática socioassistencial de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), situado no distrito de Bate-pé, área rural do município de Vitória da Conquista, a partir da percepção dos profissionais da equipe. Como aporte teórico foi utilizada a fenomenologia sociológica de Alfred Schutz e o conceito de educação não formal de Gloria Gohn. No percurso teórico-metodológico, utilizou-se a fenomenologia sociológica e a entrevista semiestruturada, aliada à técnica da análise de conteúdo. Na análise, constataram-se três aspectos que constituem esta prática: a motivação para serem trabalhadores do CREAS rural e a influência das experiências formativas, o pensamento sobre conceituações e a significação da prática socioassistencial. Como resultados, destacaram-se a motivação pelas pautas sociais e socioeconômicas; a relevância das experiências construídas no cotidiano do trabalho; a percepção coletiva do termo cidadania como uma postura ativa do sujeito social e o significado educativo atribuído à prática socioassistencial por contribuir para a formação social das pessoas atendidas. Compreendeu-se, dessa forma, a prática do CREAS rural como produtora de sentidos, o que a torna uma prática educativa social.

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Biografia do Autor

Aline Almeida Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Aline Almeida Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual da Bahia (PPGEd/UESB), Graduada em Psicologia pela Faculdade Juvêncio Terra - Vitória da Conquista, Ba., integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares e Educativas (GEPPCE), Psicóloga na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Ba.

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Nilma Margarida de Castro Crusoé, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra/Portugal. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Praticas Curriculares e Educativas.

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Publicado

2025-06-05

Edição

Seção

Artigos