Diferentes graus de ansiedade à matemática e desempenho escolar no ensino fundamental

Autores/as

  • Daniela Fassis Professora de Educação Infantil, Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro/SP
  • Alessandra Campanini Mendes Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos
  • João dos Santos Carmo Departamento de Psicologia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

análise do comportamento, ansiedade ante a Matemática, desempenho em Matemática, ensino fundamental

Resumen

O presente trabalho investigou aspectos cruciais relacionados à ansiedade Matemática em alunos do Ensino Fundamental. No Estudo 1, 770 estudantes responderam a uma escala de ansiedade à Matemática. Identificaram-se pequenas diferenças entre graus de ansiedade matemática e conduziram-se comparações entre gênero, período, rede de ensino e série. Não houve diferenças significativas entre gênero, rede de ensino e série, porém alunos do período vespertino apresentaram maior ansiedade. No Estudo 2, verificou-se a relação entre nenhuma/baixa e alta/extrema ansiedade e desempenho em Matemática. Selecionaram-se os dados de oito alunos que participaram do Estudo 1, divididos em baixa ansiedade, em um grupo, e alta/extrema ansiedade em outro grupo. Os alunos com maior ansiedade foram os que apresentaram notas mais altas quando comparados com os alunos que apresentaram baixa ansiedade.

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Cómo citar

Fassis, D., Mendes, A. C., & Carmo, J. dos S. (2016). Diferentes graus de ansiedade à matemática e desempenho escolar no ensino fundamental. Psicologia Da Educação, (39), 47–62. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/26704

Número

Sección

Artigos