Escolarização e apropriação da escrita nas aldeias xacriabá : elementos da teoria psicológica necessária
Palabras clave:
escolarização básica, educação indígena, cultura xacriabáResumen
O objetivo deste texto é discutir alguns problemas teóricos que estão sendo formulados a propósito da pesquisa iniciada no segundo semestre de 2000. A intenção básica é confrontar princípios teóricos e metodológicos disponíveis no campo da psicologia com a finalidade de ajustar hipóteses de trabalho e instrumentos analíticos para a análise do objeto de estudos, que se caracteriza pela busca da compreensão dos processos cognitivos e culturais através dos quais sujeitos pertencentes a culturas fundamentalmente orais se apropriam da linguagem escrita, e, no mesmo movimento, tentar apreender quais são as consequências culturais e cognitivas desse processo na cultura xacriabá. Privilegia-se a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e Luria em função da importância que essa teoria confere à análise dos instrumentos de mediação simbólica na ação humana.Descargas
Publicado
2017-05-10
Cómo citar
Gerken, C. H. de S. (2017). Escolarização e apropriação da escrita nas aldeias xacriabá : elementos da teoria psicológica necessária. Psicologia Da Educação, (13). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32828
Número
Sección
Artigos
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.