Escolarização e apropriação da escrita nas aldeias xacriabá : elementos da teoria psicológica necessária

Autores/as

  • Carlos Henrique de Souza Gerken Universidade Federal de São João Del Rei, Departamento de Psicologia

Palabras clave:

escolarização básica, educação indígena, cultura xacriabá

Resumen

O objetivo deste texto é discutir alguns problemas teóricos que estão sendo formulados a propósito da pesquisa iniciada no segundo semestre de 2000. A intenção básica é confrontar princípios teóricos e metodológicos disponíveis no campo da psicologia com a finalidade de ajustar hipóteses de trabalho e instrumentos analíticos para a análise do objeto de estudos, que se caracteriza pela busca da compreensão dos processos cognitivos e culturais através dos quais sujeitos pertencentes a culturas fundamentalmente orais se apropriam da linguagem escrita, e, no mesmo movimento, tentar apreender quais são as consequências culturais e cognitivas desse processo na cultura xacriabá. Privilegia-se a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e Luria em função da importância que essa teoria confere à análise dos instrumentos de mediação simbólica na ação humana.

Publicado

2017-05-10

Número

Sección

Artigos