Escolarização e apropriação da escrita nas aldeias xacriabá : elementos da teoria psicológica necessária
Mots-clés :
escolarização básica, educação indígena, cultura xacriabáRésumé
O objetivo deste texto é discutir alguns problemas teóricos que estão sendo formulados a propósito da pesquisa iniciada no segundo semestre de 2000. A intenção básica é confrontar princípios teóricos e metodológicos disponíveis no campo da psicologia com a finalidade de ajustar hipóteses de trabalho e instrumentos analíticos para a análise do objeto de estudos, que se caracteriza pela busca da compreensão dos processos cognitivos e culturais através dos quais sujeitos pertencentes a culturas fundamentalmente orais se apropriam da linguagem escrita, e, no mesmo movimento, tentar apreender quais são as consequências culturais e cognitivas desse processo na cultura xacriabá. Privilegia-se a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky e Luria em função da importância que essa teoria confere à análise dos instrumentos de mediação simbólica na ação humana.Téléchargements
Publié-e
2017-05-10
Comment citer
Gerken, C. H. de S. (2017). Escolarização e apropriação da escrita nas aldeias xacriabá : elementos da teoria psicológica necessária. Psicologia Da Educação, (13). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/32828
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