Os sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores

Autores/as

  • Vera Lúcia Trevisan de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Departamento de Pós-Graduação em Psicologia
  • Magda Machado Ribeiro Venancio FAAT – Faculdades Atibaia.

Palabras clave:

jovens em conflito com a lei, socioeducadores, psicologia históricocultural, sentidos e políticas públicas

Resumen

Este artigo é fruto da pesquisa cujo objetivo foi compreender e analisar os sentidos que jovens em medida socioeducativa de liberdade assistida e seus socioeducadores atribuem à Medida. O aporte teórico-metodológico que sustentou a análise é o da psicologia histórico-cultural, representados por Vygotski e Leontiev, além de muitos de seus leitores. Tal escolha conduziu a procedimentos que priorizaram a observação das interações no contexto da Medida, focalizando os variados momentos e atividades que a constituem. Foram realizadas, também, entrevistas de aprofundamento e os dados das observações foram registrados em diário de campo. A análise teve como foco central as contradições que emergiram dos momentos de interação da pesquisadora com o contexto.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Trevisan de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Departamento de Pós-Graduação em Psicologia

a Docente do Departamento de Pós-Graduação em Psicologia da PUC-Campinas

Magda Machado Ribeiro Venancio, FAAT – Faculdades Atibaia.

Docente da FAAT – Faculdades Atibaia

Publicado

2018-09-13

Cómo citar

Souza, V. L. T. de, & Venancio, M. M. R. (2018). Os sentidos atribuídos à medida socioeducativa de liberdade assistida por jovens em conflito com a lei e seus socioeducadores. Psicologia Da Educação, (32). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/39194

Número

Sección

Artigos