Contribuições de Freud para a Educação

Auteurs-es

  • Maria Aparecida Morgado Universidade Federal de Mato Grosso, Departamento de Psicologia - Instituto de Educação

Mots-clés :

Freud e educação, identificação, transferência e contratransferência

Résumé

Problematiza-se a dicotomização entre intelecção e afeto no processo ensino-aprendizagem. Elementos emocionais interferem no o que e no como se ensina, derivando sua eficácia da negação do quanto também concorrem para estruturar a relação pedagógica e do fato de serem inconscientes. Calcada na identificação, conceitualizada por Freud, a propotípica experiência relacional infantil pode impor sobreposição da autoridade pedagógica pela autoridade parental, no campo que vincula transferência e contratransferência.

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Publié-e

2019-05-17

Comment citer

Morgado, M. A. (2019). Contribuições de Freud para a Educação. Psicologia Da Educação, (7/8). Consulté à l’adresse https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42866

Numéro

Rubrique

Artigos