A produção científica do GT de Psicologia da Educação da ANPEd e a apropriação de teorias psicológicas

Auteurs-es

  • Diana Carvalho De Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino
  • Marilda Gonçalves Dias Facci Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia
  • Sonia Mari Shima Barroco Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Mots-clés :

Psicologia da Educação, matrizes teóricas da Psicologia, Psicologia Histórico-Cultural

Résumé

O objetivo deste artigo é discorrer acerca das principais matrizes teóricas da Psicologia presentes nos trabalhos apresentados no Grupo de Trabalho de Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd, no período de 1998 a 2008, com destaque para a Teoria Comportamental, Psicanálise, Epistemologia Genética e Psicologia Histórico-Cultural. O texto aborda a relação entre Psicologia e Educação; a apropriação das teorias psicológicas pela Educação; e, por fim, os questionamentos resultantes da pesquisa realizada que abrange a produção do GT. Concluindo, partindo dos pressupostos vigotskianos, entendemos que, independente da perspectiva teórica adotada, uma ideia destacada neste texto é a defesa da necessidade de fundamentos teóricos nas produções científicas e de investimento na apropriação do conhecimento por todos os indivíduos que passam pelo processo de escolarização.

Bibliographies de l'auteur-e

Diana Carvalho De Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino

Doutora em Educação pela PUC-SP - Programa de Educação: história, política e sociedade. Professora associada do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

Marilda Gonçalves Dias Facci, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora do Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá

Sonia Mari Shima Barroco, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Psicologia

Doutora em Educação Escolar pela UNESP/Araraquara. Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UEM

Publié-e

2019-10-24

Numéro

Rubrique

Artigos