Práticas educacionais

habilidades sociais dos acadêmicos dos núcleos de práticas jurídicas

Auteurs-es

  • Fabiana Patrícia Borgonhone Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Julia Von Holleben Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Lara Simone Messias Floriano Universidade Estadual de Ponta Grossa https://orcid.org/0000-0003-4801-2767
  • João Irineu Resende Miranda Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p84-92

Mots-clés :

Habilidades Sociais, Estudantes Universitários, Ensino de Direito, Ensino Superior, Educação

Résumé

O objetivo deste estudo é diagnosticar e compreender as habilidades sociais dos alunos matriculados na disciplina Estágio de Prática Forense Civil II, do curso de Bacharelado em Direito, oferecido pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no ano letivo de 2023. A pesquisa realizada é descritiva, de natureza quantitativa, feita por meio de um questionário demográfico e um de instrumento psicométrico, que possui uma estrutura fatorial em 38 itens, distribuídos nos seguintes fatores: enfrentamento com risco, autoafirmação na expressão de sentimento positivo, conversação e desenvoltura social, auto exposição e autocontrole da agressividade. O método hipotético-dedutivo foi adotado, partindo da problemática da desumanização dos cursos de educação jurídica até a confirmação do problema. Como resultado, conclui-se pela necessidade de uma proposta pedagógica de intervenção no acolhimento dos discentes matriculados no Núcleo de Práticas Jurídicas, para que possam melhor desenvolver suas habilidades sociais.

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Publié-e

2024-10-15

Numéro

Rubrique

Artigos