As crianças e os adolescentes atendidos pela Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais entre 1962 e 1971

Auteurs-es

  • Rodolfo Luís Leite Batista Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Eduardo Henrique Marques de Oliveira Centro Universitário Presidente Antônio Carlos
  • Gabriela Viveiros Dornelas Centro Universitário Presidente Antônio Carlos
  • Isabela Corine Celestino Nogueira Centro Universitário Presidente Antônio Carlos

DOI :

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2023i56p70-83

Mots-clés :

História da Psicologia, Psicologia, Educação, Excepcional, Ajustamento

Résumé

Este artigo objetiva descrever o público assistido pela Associação Barbacenense de Assistência aos Excepcionais (Abae) entre 1962 e 1971. A Abae (atual Apae de Barbacena) foi uma entidade instituída por pais e mães para prestar gratuitamente proteção, assistência e educação às ditas pessoas excepcionais, em maio de 1962. Ela contribuiu para o estabelecimento da educação especial em contexto local ao possibilitar a criação do Instituto da Criança Excepcional Maria do Rosário e da Escola Primária junto ao Centro de Recuperação Neurológica da Abae. Após sua abertura, a associação tornou-se espaço de práticas profissionais relativas à avaliação, classificação e ajustamento do público ali atendido. Realizou-se uma pesquisa documental com 142 prontuários psicológicos disponíveis no arquivo permanente da Apae de Barbacena. Para tanto, a pesquisa procedeu às seguintes etapas: (1) coleta e organização de prontuários; (2) leitura e tabulação das informações; (3) sistematização de categorias de análise e (4) revisão de literatura. A análise descreve informações sociodemográficas (ano de nascimento, idade cronológica, cidades de nascimento e residência, instituições de ensino) e percurso do caso atendido pela Abae (origem do encaminhamento e motivo da consulta). Conclui-se que a entidade assistia principalmente crianças do sexo masculino, entre 10 e 11 anos, nascidas e residentes em Barbacena. Esses meninos estudavam em escolas estaduais e eram encaminhados por deficiências ou problemas escolares. Espera-se que esta pesquisa contribua com a produção historiográfica acerca da psicologia brasileira em sua relação com a educação.

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Publié-e

2024-10-15

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Artigos