Psicanálise Winnicottiana e Educação Sexual
uma abordagem integrativa à experiência humana
DOI:
https://doi.org/10.23925/2175-3520.2025i58p48-59Palavras-chave:
Educação sexual, Psicanálise, Sexualidade, Educação, WinnicottResumo
Este artigo tem como propósito introduzir o pensamento winnicottino acerca de um campo específico em seus trabalhos: a educação sexual nas escolas. Para isso, tomamos como material principal de estudo seu texto “Educação sexual nas escolas”. O texto fomenta aspectos chaves que podem promover uma reflexão psicanalítica contemporânea relevante acerca da educação sexual ao discutir temas como (1) A Educação sexual para Winnicott; (2) Educação sexual a partir da experiência emocional; (3) A difícil tarefa da educação sexual e (4) A relação psicossomática: compreendendo e vivendo a sexualidade. De modo geral, Winnicott concebe a educação sexual nas escolas como uma oportunidade para contemplar a sexualidade a partir da experiência emocional e cultural. A partir disso, a educação sexual torna-se um meio para envolver e explorar a relação do si-mesmo com seu próprio corpo e os outros (corpos), constituindo uma forma de relação interpessoal fundamental de ser no mundo por meio da sexualidade. Essa compreensão oferece uma base sólida para uma abordagem mais holística e integrada da educação sexual, destacando sua importância na formação integral dos indivíduos.
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