Educação infantil: legislação e prática pedagógica

Auteurs

  • Maria Izete de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia

Mots-clés :

educação infantil, formação e atuação profissional

Résumé

Neste artigo discutimos algumas polêmicas que envolvem a educação infantil, tomando como ponto de análise a legislação e a prática pedagógica corrente. Abordamos alguns aspectos mais relevantes de que trata a Constituição Brasileira de 1998 e a Lei de diretrizes e Bases LDB 9394/96, dentre outras, acerca da formação dos profissionais da educação infantil. A discussão desses temas ocorre tendo em vista os objetivos e finalidades dessa etapa da educação. Tecemos, ainda, uma síntese histórica da educação oferecida às crianças de 0 a 6 anos no Brasil, em especial a realidade da Cidade de Cáceres, MT. Para tanto, utilizamos dados preliminares de uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) na região.

Biographie de l'auteur

Maria Izete de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Pedagogia

Doutora em Psicologia da Educação. Professora do Departamento de Pedagogia da Unemat/Cáceres Universidade do Estado de Mato Grosso.

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Publiée

2019-05-29

Numéro

Rubrique

Artigos