Pesquisa Crítica de Colaboração

lócus epistemo-ontológico para a educação de educadores e pesquisadores como agentes de transformações pessoais e coletivas

Autores

  • Sueli Salles Fidalgo Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-6533-2346
  • Maria Cecília Camargo Magalhães Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2175-3520.2022i54espp107-117

Palavras-chave:

Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), Teoria histórico-cultural, Educação de Educadores e Pesquisadores, Ressignificação e Transformação, Linguagem e Desenvolvimento de Agência Transformadora

Resumo

Este texto discute a Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol), uma abordagem prático-teórica utilizada no desenvolvimento de trabalhos voltados à compreensão de conhecimentos e modos de agir, assim como ao questionamento destes, de modos a promover a formação de uma escola decolonial-e-inclusiva. De base marxiana, freiriana e vygotskiana, o texto foi escrito a partir de duas aulas ministradas no Curso “Critical Research Methodologies”, com a presença de professores convidados como a segunda autora deste texto, Maria Cecília C. Magalhães. O presente artigo foi organizado a partir das falas e perguntas dos participantes das duas aulas ministradas por Fidalgo e Magalhães sobre a PCCol, que foram gravadas e transcritas. Em outras palavras, o artigo trará dados produzidos das exposições teórico-metodológicas das apresentadoras e das perguntas e intervenções dos demais participantes, intercaladas de discussão epistemo-metodológica dos conceitos que embasam a PCCol, tais como desenvolvimento da agência relacional e transformadora, a emergência de uma prática profissional pessoal e coletiva responsiva, mas mais fortemente sobre o papel da linguagem na colaboração e como esta se organiza.

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Publicado

2023-03-24

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Artigos