Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira
Resumo
A evasão no ensino superior é um fenômeno em crescimento no Brasil e tornou-se foco de preocupação para pesquisadores de diferentes áreas, não só na Educação, mas também na Psicologia, especialmente no âmbito do aconselhamento vocacional e de carreira. Na área do desenvolvimento vocacional, o fenômeno da evasão aponta uma vulnerabilidade da identidade profissional dos universitários e a necessidade de criação de espaços institucionais de apoio e orientação ao estudante. Contudo, as características da evasão no contexto brasileiro ainda são pouco estudadas e há carência de informações mais consistentes sobre as razões e conseqüências da evasão na vida do aluno. Este artigo realiza uma revisão de estudos publicados no Brasil sobre evasão universitária e serviços de apoio ao estudante, visando a organizar as informações existentes sobre a evasão e apontar diretrizes para estudos futuros. Inicia, ainda, uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do graduando.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Marucia Bardagi, Claudio Simon Hutz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.