Evasão universitária e serviços de apoio ao estudante: uma breve revisão da literatura brasileira
Abstract
A evasão no ensino superior é um fenômeno em crescimento no Brasil e tornou-se foco de preocupação para pesquisadores de diferentes áreas, não só na Educação, mas também na Psicologia, especialmente no âmbito do aconselhamento vocacional e de carreira. Na área do desenvolvimento vocacional, o fenômeno da evasão aponta uma vulnerabilidade da identidade profissional dos universitários e a necessidade de criação de espaços institucionais de apoio e orientação ao estudante. Contudo, as características da evasão no contexto brasileiro ainda são pouco estudadas e há carência de informações mais consistentes sobre as razões e conseqüências da evasão na vida do aluno. Este artigo realiza uma revisão de estudos publicados no Brasil sobre evasão universitária e serviços de apoio ao estudante, visando a organizar as informações existentes sobre a evasão e apontar diretrizes para estudos futuros. Inicia, ainda, uma discussão sobre a necessidade de serviços universitários que tenham como foco a identidade profissional do graduando.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Marucia Bardagi, Claudio Simon Hutz
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.