Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes

Autores

  • Fani Eta Korn Malerbi Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Resumo

O objetivo do presente estudo foi desenvolver instrumentos de avaliação e verificar através deles se estratégias educacionais dirigidas a familiares de portadores de diabetes são capazes de melhorar o nível de informação sobre a doença e seu tratamento, fortalecer os comportamentos de apoio ao tratamento e promover o ajustamento emocional à doença de pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes. As estratégias educacionais ocorreram em sete a oito encontros de grupo com uma hora e meia de duração, uma vez por semana. No início do estudo foram aplicados três questionários em 28 mães, um pai e uma tia, que aceitaram o convite para participar do programa educativo. Esses mesmos questionários foram respondidos por apenas 24 mães no final do estudo. Apenas 16 mães aderiram à intervenção educativa. Seis familiares não compareceram aos encontros nem retornaram os questionários aplicados na segunda ocasião de avaliação. Oito mães, embora não tenha aderido à intervenção, responderam aos instrumentos nas duas ocasiões de avaliação e, por esse motivo, serviram de grupo de comparação para avaliar os efeitos da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção aumentou o nível de informação sobre o diabetes, fortaleceu o apoio das mães sobre os comportamentos de autocuidado e contribuiu para melhorar a adapação emocional ao diabetes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fani Eta Korn Malerbi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Professora titular do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Psicologia da PUC-SP. A presente pesquisa foi realizada com o apoio do Conselho de Ensino e Pesquisa da PUC-SP.

Downloads

Publicado

2014-02-06

Como Citar

Malerbi, F. E. K. (2014). Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes. Psicologia Revista, 14(1), 75–108. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/18129

Edição

Seção

Artigos Teóricos