Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
Resumo
O objetivo do presente estudo foi desenvolver instrumentos de avaliação e verificar através deles se estratégias educacionais dirigidas a familiares de portadores de diabetes são capazes de melhorar o nível de informação sobre a doença e seu tratamento, fortalecer os comportamentos de apoio ao tratamento e promover o ajustamento emocional à doença de pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes. As estratégias educacionais ocorreram em sete a oito encontros de grupo com uma hora e meia de duração, uma vez por semana. No início do estudo foram aplicados três questionários em 28 mães, um pai e uma tia, que aceitaram o convite para participar do programa educativo. Esses mesmos questionários foram respondidos por apenas 24 mães no final do estudo. Apenas 16 mães aderiram à intervenção educativa. Seis familiares não compareceram aos encontros nem retornaram os questionários aplicados na segunda ocasião de avaliação. Oito mães, embora não tenha aderido à intervenção, responderam aos instrumentos nas duas ocasiões de avaliação e, por esse motivo, serviram de grupo de comparação para avaliar os efeitos da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção aumentou o nível de informação sobre o diabetes, fortaleceu o apoio das mães sobre os comportamentos de autocuidado e contribuiu para melhorar a adapação emocional ao diabetes.
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Fani Eta Korn Malerbi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.