Ajustamento emocional à doença por pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes
Abstract
O objetivo do presente estudo foi desenvolver instrumentos de avaliação e verificar através deles se estratégias educacionais dirigidas a familiares de portadores de diabetes são capazes de melhorar o nível de informação sobre a doença e seu tratamento, fortalecer os comportamentos de apoio ao tratamento e promover o ajustamento emocional à doença de pais de crianças e adolescentes portadores de diabetes. As estratégias educacionais ocorreram em sete a oito encontros de grupo com uma hora e meia de duração, uma vez por semana. No início do estudo foram aplicados três questionários em 28 mães, um pai e uma tia, que aceitaram o convite para participar do programa educativo. Esses mesmos questionários foram respondidos por apenas 24 mães no final do estudo. Apenas 16 mães aderiram à intervenção educativa. Seis familiares não compareceram aos encontros nem retornaram os questionários aplicados na segunda ocasião de avaliação. Oito mães, embora não tenha aderido à intervenção, responderam aos instrumentos nas duas ocasiões de avaliação e, por esse motivo, serviram de grupo de comparação para avaliar os efeitos da intervenção. Os resultados mostraram que a intervenção aumentou o nível de informação sobre o diabetes, fortaleceu o apoio das mães sobre os comportamentos de autocuidado e contribuiu para melhorar a adapação emocional ao diabetes.
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Fani Eta Korn Malerbi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.