Intervenção psicossocial por meio de oficina de dinâmica de grupo em uma instituição: relato de experiência
Palavras-chave:
relato de experiência, oficinas de dinâmica de grupo, portador de necessidades especiaisResumo
Este relato de experiência é produto de uma atividade prática, realizada por duas estudantes do curso de Psicologia e um psicólogo, e visou a promover uma oficina de dinâmica de grupo com pais, amigos e colaboradores de uma Instituição que atende pessoas portadoras de necessidades especiais (PNEs) de Mato Grosso. O objetivo da oficina foi sensibilizar refletir e discutir o processo de exclusão social vivenciada por muitos PNEs. Para isso, adotou-se como ferramenta a proposta das oficinas de dinâmicas de grupo em uma perspectiva psicossocial de Afonso, levando em consideração as contribuições de Lewin sobre pesquisa-ação. Busca-se apresentar e discutir as oficinas de dinâmica de grupo como recurso metodológico para o desenvolvimento de atividades que visem a trabalhar temas relacionados à educação especial. O primeiro momento, que antecede as atividades, Afonso denomina de demanda, pré-análise, foco e enquadre, e planejamento flexível. Já o segundo momento, a atividade em si, é caracterizado pelo aquecimento, a reflexão e a elaboração do tema, a sistematização e avaliação do trabalho. Essa forma de estruturar as oficinas de dinâmica de grupos permitiu ampliar os elementos de análise, incluindo a pré-análise do trabalho realizado.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2015-04-17
Como Citar
Luiz, G. M. de, Dal Prá, R. M., & Azevedo, R. C. (2015). Intervenção psicossocial por meio de oficina de dinâmica de grupo em uma instituição: relato de experiência. Psicologia Revista, 23(2), 245–260. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/22770
Edição
Seção
Artigos Teóricos
Licença
Copyright (c) 2015 George Moraes de Luiz, Rayany Mayara Dal Prá, Renata Closs Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.