Qualidade de vida e resiliência em estudantes do ensino médio: um estudo epidemiológico na cidade de São Paulo

Autores

  • Miria Benincasa Universidade Metodista de São Paulo
  • Manuel Morgado Resende UMESP
  • Maria Geralda Viana Heleno UMESP
  • Eda Marconi Custódio Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.363-383

Palavras-chave:

resiliência, adolescente, avaliação

Resumo

O Objetivo deste estudo foi identificar os estudantes resilientes em uma amostra de 2434 alunos matriculados no ensino médio, na cidade de São Paulo. Considerou-se resiliente o participante que se destacou em comportamentos de saúde e que, frente à adversidade consegue supera-la, otimizando seus recursos pessoais e sociais. Estes estudantes foram selecionados a partir dos instrumentos aplicados, sendo eles: dois questionários de qualidade de vida, um sobre uso de droga e um sobre raciocínio verbal. Identificaram-se 11 resilientes que apresentaram desempenho acima da média geral da amostra total tantos nos instrumentos de qualidade de vida quanto no de raciocínio verbal. Por outro lado, mostraram consumo de substancia psicoativa abaixo da média.  Verificou-se que os resilientes tem mais acesso à atividade de lazer; e obtiveram resultados mais elevados na análise da autoestima e do relacionamento com a mãe. Os programas de promoção de saúde devem levar em conta o fortalecimento das capacidades individuais, apoio às famílias, mobilização de recursos coletivos, medidas intersetoriais de lazer, cultura e segurança pública.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Miria Benincasa, Universidade Metodista de São Paulo

Pesquisadora do Programa de Pos Graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo;

Professora da Universidade de Taubaté. Graduação em Psicologia.

Manuel Morgado Resende, UMESP

Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da UMESP

Maria Geralda Viana Heleno, UMESP

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da UMESP

Eda Marconi Custódio, Universidade de São Paulo

Pesquisadora do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Aprendizagem da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2017-11-15

Como Citar

Benincasa, M., Resende, M. M., Heleno, M. G. V., & Custódio, E. M. (2017). Qualidade de vida e resiliência em estudantes do ensino médio: um estudo epidemiológico na cidade de São Paulo. Psicologia Revista, 26(2), 363–383. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2017v26i2p.363-383

Edição

Seção

Artigos Teóricos