A tomada de perspectiva social: uma análise qualitativa com estudantes paraibanos
Palavras-chave:
Tomada de Perspectiva, Dilemas sociais, EstudantesResumo
Este estudo teve o objetivo avaliar a capacidade de tomada de perspectiva de estudantes (crianças, adolescentes e adultos) matriculados nas redes pública e privada de ensino da cidade de João Pessoa e verificar a influência das variáveis idade, tipo de escola e gênero sobre esta capacidade. O enfoque teórico adotado foi a teoria de Robert Selman sobre a tomada de perspectiva social. Participaram 149 estudantes com idades variando entre 5 e 26 anos, homens e mulheres; estes responderam um questionário com o dilema de Olga e o dilema dos Sem-terra e dados sócio-demográficos. As respostas sobre os dilemas foram categorizadas conforme os níveis de tomada de perspectiva social propostos por Selman. A análise das freqüências de respostas dadas ao dilema de Olga revelou diferenças significativas em relação à variável idade; não foram encontradas diferenças quanto às variáveis tipo de escola e sexo. Já a análise das freqüências de respostas dadas ao dilema dos sem terra revelou diferenças significativas quanto à idade e o tipo de escola. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2016-09-25
Como Citar
Feitosa, I. P., Sampaio, L., Formiga, N., Abreu, E. L., Moreira, P., & Camino, C. (2016). A tomada de perspectiva social: uma análise qualitativa com estudantes paraibanos. Psicologia Revista, 25(1), 101–129. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29613
Edição
Seção
Artigos Teóricos
Licença
Copyright (c) 2016 Izayana Pereira Feitosa, Leonardo Sampaio, Nilton Formiga, Eloá Losano Abreu, Pollyana Moreira, Cleonice Camino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.