A tomada de perspectiva social: uma análise qualitativa com estudantes paraibanos

Autores

  • Izayana Pereira Feitosa Universidade Federal da Paraíba
  • Leonardo Sampaio UNIVASF
  • Nilton Formiga Faculdade Mauricio de Nassau
  • Eloá Losano Abreu Universidade Federal da Paraíba
  • Pollyana Moreira
  • Cleonice Camino Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Tomada de Perspectiva, Dilemas sociais, Estudantes

Resumo

Este estudo teve o objetivo avaliar a capacidade de tomada de perspectiva de estudantes (crianças, adolescentes e adultos) matriculados nas redes pública e privada de ensino da cidade de João Pessoa e verificar a influência das variáveis idade, tipo de escola e gênero sobre esta capacidade. O enfoque teórico adotado foi a teoria de Robert Selman sobre a tomada de perspectiva social. Participaram 149 estudantes com idades variando entre 5 e 26 anos, homens e mulheres; estes responderam um questionário com o dilema de Olga e o dilema dos Sem-terra e dados sócio-demográficos. As respostas sobre os dilemas foram categorizadas conforme os níveis de tomada de perspectiva social propostos por Selman. A análise das freqüências de respostas dadas ao dilema de Olga revelou diferenças significativas em relação à variável idade; não foram encontradas diferenças quanto às variáveis tipo de escola e sexo. Já a análise das freqüências de respostas dadas ao dilema dos sem terra revelou diferenças significativas quanto à idade e o tipo de escola. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes.

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Biografia do Autor

Izayana Pereira Feitosa, Universidade Federal da Paraíba

Professora da Universidade Federal de Campina Grande (Centro de Educação e Saúde), Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba.

Leonardo Sampaio, UNIVASF

Doutor em Psicologia Cognitiva pela UFPE; professor do Colegiado de Psicologia da UNIVASF. Coordenador do Laboratório de Desenvolvimento-Aprendizagem e Processos Psicossociais (LDAPP)

Nilton Formiga, Faculdade Mauricio de Nassau

Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor do curso de Psicologia na Faculdade Mauricio de Nassau – RN

Eloá Losano Abreu, Universidade Federal da Paraíba

Doutorandas na Pós-Graduação em Psicologia Social na Universidade Federal da Paraíba

Cleonice Camino, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica), professora da Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba

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Publicado

2016-09-25

Como Citar

Feitosa, I. P., Sampaio, L., Formiga, N., Abreu, E. L., Moreira, P., & Camino, C. (2016). A tomada de perspectiva social: uma análise qualitativa com estudantes paraibanos. Psicologia Revista, 25(1), 101–129. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29613

Edição

Seção

Artigos Teóricos