A tomada de perspectiva social: uma análise qualitativa com estudantes paraibanos
Palabras clave:
Tomada de Perspectiva, Dilemas sociais, EstudantesResumen
Este estudo teve o objetivo avaliar a capacidade de tomada de perspectiva de estudantes (crianças, adolescentes e adultos) matriculados nas redes pública e privada de ensino da cidade de João Pessoa e verificar a influência das variáveis idade, tipo de escola e gênero sobre esta capacidade. O enfoque teórico adotado foi a teoria de Robert Selman sobre a tomada de perspectiva social. Participaram 149 estudantes com idades variando entre 5 e 26 anos, homens e mulheres; estes responderam um questionário com o dilema de Olga e o dilema dos Sem-terra e dados sócio-demográficos. As respostas sobre os dilemas foram categorizadas conforme os níveis de tomada de perspectiva social propostos por Selman. A análise das freqüências de respostas dadas ao dilema de Olga revelou diferenças significativas em relação à variável idade; não foram encontradas diferenças quanto às variáveis tipo de escola e sexo. Já a análise das freqüências de respostas dadas ao dilema dos sem terra revelou diferenças significativas quanto à idade e o tipo de escola. Os resultados foram discutidos com base na literatura e em estudos empíricos pertinentes.Métricas
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Publicado
2016-09-25
Cómo citar
Feitosa, I. P., Sampaio, L., Formiga, N., Abreu, E. L., Moreira, P., & Camino, C. (2016). A tomada de perspectiva social: uma análise qualitativa com estudantes paraibanos. Psicologia Revista, 25(1), 101–129. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/psicorevista/article/view/29613
Número
Sección
Artigos Teóricos
Licencia
Derechos de autor 2016 Izayana Pereira Feitosa, Leonardo Sampaio, Nilton Formiga, Eloá Losano Abreu, Pollyana Moreira, Cleonice Camino
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